Negócios

PIX movimenta R$ 83,4 bilhões em apenas um mês de funcionamento

Meio de pagamento digital completa um mês com 49,4 milhões de clientes cadastrados.

  • No aniversário de um mês do PIX, mais de 92,5 milhões de transações foram feitas com a nova modalidade;
  • Segundo levantamento feito pelo Ibope, 60% dos entrevistados preferem o meio de pagamento digital ao TED e DOC.

O PIX, meio de pagamentos digitais desenvolvido pelo Banco Central (BC), completa um mês de funcionamento nesta quarta-feira (16) e as notícias envolvendo a tecnologia são animadoras. Em apenas 30 dias, movimentou cerca de R$ 83,4 bilhões de reais em mais de 92,5 milhões de transações, de acordo com informações divulgada pelo BC, nesta manhã, em evento online.

Até terça-feira (15), última vez que os dados foram atualizados, mais de 116 milhões de chaves já haviam sido cadastradas, sendo 5,1 milhões para pessoas jurídicas e 110,9 milhões para as pessoas físicas. Contudo, como mais de um usuário ou empresa pode cadastrar diversas chaves PIX – sendo o limite de cinco para PF e até 20 para PJ -, o número de chaves não é indicativo de quantos clientes estão utilizando a modalidade.

O número total de clientes únicos cadastrados é de 49,4 milhões, sendo 46,4 milhões de pessoas físicas e 3 milhões de empresas. Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, afirmou que o número de empresas que utilizam o serviço não é baixo. “A expectativa é de que este número venha a crescer conforme mais funções forem adicionadas”, conta

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para aqueles que não conhecem, o PIX é o novo meio de pagamento digital desenvolvido pelo BC. O diferencial da modalidade está na possibilidade de fazer transferências de maneira quase instantânea, 24 horas por dia, sete dias por semana e de graça.

Pesquisa Ibope

Em um mês de uso, o PIX já é considerado melhor que o TED e o DOC para a maioria dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pelo C6 Bank, 60% dos brasileiros preferem a nova modalidade de pagamentos.

Além disso, o levantamento revelou que 56% das pessoas entrevistadas pretendem utilizar o PIX para pagar as contas conhecidas como de consumo, que são água, telefone e energia. Outro ponto interessante é que 45% disseram que planejam usar a nova modalidade para pagar por produtos e serviços em estabelecimentos comerciais. Somente 8% dos entrevistados não sabiam ao certo do que se tratava a novidade.

Durante o evento online, o diretor do BC, João Manoel Pinho de Mello, anunciou um acordo de cooperação técnica entre a autoridade monetária e a Conexis Brasil Digital, principal associação entre as empresas de telecomunicação. “Esse acordo é para que o Banco Central forneça apoio operacional para o embarque das contas de telefone fixo e móvel e recarga de telefones pré-pagos”, informou o diretor.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos