Negócios

PIX movimenta R$ 83,4 bilhões em apenas um mês de funcionamento

Meio de pagamento digital completa um mês com 49,4 milhões de clientes cadastrados.

  • No aniversário de um mês do PIX, mais de 92,5 milhões de transações foram feitas com a nova modalidade;
  • Segundo levantamento feito pelo Ibope, 60% dos entrevistados preferem o meio de pagamento digital ao TED e DOC.

O PIX, meio de pagamentos digitais desenvolvido pelo Banco Central (BC), completa um mês de funcionamento nesta quarta-feira (16) e as notícias envolvendo a tecnologia são animadoras. Em apenas 30 dias, movimentou cerca de R$ 83,4 bilhões de reais em mais de 92,5 milhões de transações, de acordo com informações divulgada pelo BC, nesta manhã, em evento online.

Até terça-feira (15), última vez que os dados foram atualizados, mais de 116 milhões de chaves já haviam sido cadastradas, sendo 5,1 milhões para pessoas jurídicas e 110,9 milhões para as pessoas físicas. Contudo, como mais de um usuário ou empresa pode cadastrar diversas chaves PIX – sendo o limite de cinco para PF e até 20 para PJ -, o número de chaves não é indicativo de quantos clientes estão utilizando a modalidade.

O número total de clientes únicos cadastrados é de 49,4 milhões, sendo 46,4 milhões de pessoas físicas e 3 milhões de empresas. Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, afirmou que o número de empresas que utilizam o serviço não é baixo. “A expectativa é de que este número venha a crescer conforme mais funções forem adicionadas”, conta

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para aqueles que não conhecem, o PIX é o novo meio de pagamento digital desenvolvido pelo BC. O diferencial da modalidade está na possibilidade de fazer transferências de maneira quase instantânea, 24 horas por dia, sete dias por semana e de graça.

Pesquisa Ibope

Em um mês de uso, o PIX já é considerado melhor que o TED e o DOC para a maioria dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pelo C6 Bank, 60% dos brasileiros preferem a nova modalidade de pagamentos.

Além disso, o levantamento revelou que 56% das pessoas entrevistadas pretendem utilizar o PIX para pagar as contas conhecidas como de consumo, que são água, telefone e energia. Outro ponto interessante é que 45% disseram que planejam usar a nova modalidade para pagar por produtos e serviços em estabelecimentos comerciais. Somente 8% dos entrevistados não sabiam ao certo do que se tratava a novidade.

Durante o evento online, o diretor do BC, João Manoel Pinho de Mello, anunciou um acordo de cooperação técnica entre a autoridade monetária e a Conexis Brasil Digital, principal associação entre as empresas de telecomunicação. “Esse acordo é para que o Banco Central forneça apoio operacional para o embarque das contas de telefone fixo e móvel e recarga de telefones pré-pagos”, informou o diretor.