• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

A próxima Tesla? Investidores apostam alto em startup de caminhonetes elétricas

A Rivian, que captou mais US$ 2,65 bilhões, planeja oferecer uma picape e um esportivo utilitário que estão em desenvolvimento há mais de uma década

Por E-Investidor

02/02/2021 | 17:26 Atualização: 02/02/2021 | 19:10

O modelo R1S SUV da Rivian no Los Angeles Auto Show  de 2018 (Foto: Mike Blake/Reuters)
O modelo R1S SUV da Rivian no Los Angeles Auto Show de 2018 (Foto: Mike Blake/Reuters)

(Neal E. Boudette/The New York Times) – É difícil imaginar uma empresa alcançando uma ascensão tão meteórica quanto a da Tesla. Mas, se há uma startup de carros elétricos que pode sonhar em ser a “próxima Tesla”, esta é a Rivian.

Leia mais:
  • A última grande revelação da Tesla: a tecnologia da bateria
  • Como investir em Google, Amazon, Apple, Tesla, Microsoft, Facebook e Netflix
  • 10 documentários na Amazon para empreendedores e investidores
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fundada em 2009, a Rivian se prepara para produzir uma picape elétrica e um veículo utilitário esportivo (SUV) elétrico. Ambos os modelos devem estar nas ruas em meados do ano e serão produzidos em uma antiga instalação da Mitsubishi em Illinois. A Rivian também desenvolve caminhões elétricos de entregas para a Amazon.

Mas a Rivian se distingue principalmente pelo seu extraordinário rol de investidores. A Amazon não é apenas uma cliente; a empresa investiu pesado na Rivian. Outros interessados incluem BlackRock, Fidelity, T. Rowe Price e Ford Motor, que planeja lançar um veículo desenvolvido a partir da tecnologia da Rivian.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A mais recente injeção de capital foi anunciada na terça-feira, quando a Rivian disse ter captado US$ 2,65 bilhões de um grupo liderado por fundos e contas sob orientação da T. Rowe Price. Entre os outros investidores estavam Fidelity e o Climate Pledge Fund da Amazon. Com essa rodada de investimento, o valor da empresa ultrapassa a marca de US$ 27 bilhões, sendo que o investimento total na empresa desde o início de 2019 chega a US$ 8 bilhões.

“Aguardamos ansiosamente a chegada de 2021, quando a Rivian começará a trazer seus produtos revolucionários aos consumidores”, disse em comunicado o gestor de portfólio Joseph Fath, da T. Rowe Price.

Um baú recheado de dinheiro não é garantia de sucesso, e produzir um carro a partir do zero é uma tarefa monumental para nomes já estabelecidos no mercado, que dirá uma startup.

“Não há nada de simples no processo de criação de algo assim”, disse em entrevista RJ Scaringe, fundador e diretor executivo da Rivian. “É como uma orquestra complexa, com milhares de peças entregues por centenas de fornecedores. É certamente muito mais complexo do que as pessoas pensam, e muito mais complexo do que pensei que seria.”

Publicidade

A Rivian espera lucrar com a mesma oportunidade que a Tesla identificou e fez avançar – a propulsão elétrica nos transportes. Para a maioria dos executivos da indústria automobilística, resta pouca dúvida que essa será a direção seguida pelo mundo. Nos cinco anos mais recentes, a Tesla foi de 50.000 carros produzidos por ano até um volume dez vezes maior que no ano passado. General Motors, Ford, Volkswagen e outras estão investindo bilhões no desenvolvimento de carros e caminhonetes elétricos destinados a suplantar os modelos que usam combustíveis fósseis.

“Serei testemunha de um mundo no qual os carros elétricos representavam um pequeno nicho de mercado e passarão a representar a totalidade do mercado”, disse Scaringe. “Alguns dos participantes existentes conseguirão fazer essa transição, mas também são criadas oportunidades para a entrada de novas empresas nesse espaço.”

Outra grande tendência que está redefinindo os contornos da indústria automobilística são os carros autônomos. Na terça-feira, a Cruise, divisão da GM dedicada ao trabalho nessa área, disse ter captado US$ 2 bilhões em investimentos da Microsoft, GM, Honda e outros. Rivian e Tesla também trabalham no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos.

Leia também: Valor de mercado da Tesla (TSLA34) supera US$ 800 bi pela 1ª vez

Rivian x Tesla: principais diferenças

A Rivian difere da Tesla sob muitos aspectos. Por enquanto, o crescimento da Tesla veio da venda de carros de passeio esportivos, um tipo de veículo que tem sido menos procurado pelo consumidor. A Tesla pretende fabricar este ano uma picape futurista de ângulos marcantes batizada de Cybertruck. Mas a empresa ainda não se dedicou muito às picapes e aos SUVs que compõem 75% do mercado de veículos de passeio nos Estados Unidos.

R.J. Scaringe, o CEO da Rivian na fábrica da empresa em Normal, Illinois (Foto: Lyndon French/The New York Times)
R.J. Scaringe, o CEO da Rivian na fábrica da empresa em Normal, Illinois (Foto: Lyndon French/The New York Times)

A Rivian, por outro lado, se dedica à produção de veículos de “aventura” que podem ser pilotados fora da estrada, abordagem que significa que a Rivian não deve concorrer diretamente com a Tesla. “Tem-se a impressão que, nesse mercado, só há espaço para um ganhador, mas não é verdade”, disse Scaringe. “O consumidor precisa de diferentes marcas e modelos. Nosso sucesso não exclui o sucesso de outros, e vice-versa.”

Publicidade

Rebecca Puck Stair é o tipo de consumidora que a Rivian espera atrair. Especialista em locações de filmagem na região de Albuquerque, Novo México, faz anos que ela pensa em comprar um carro elétrico, mas precisa de um veículo alto e tração nas quatro rodas para situações de trabalho que a levam ao deserto. “Não havia alternativa no mercado”, disse ela. “Os modelos da Tesla não atendem às minhas necessidades.”

Há cerca de um ano, ela ficou sabendo da existência da Rivian e, no dia seguinte, fez um depósito para comprar um SUV – como a Tesla, a empresa não pensa em vender nas concessionárias. Rebecca viu o Cybertruck, mas o design não a agradou. “É um carro que parece voltado para homens chatos”, disse ela, rindo.

A caminhonete e o SUV da Rivian, vendidos a partir de US$ 67.500, têm aparência mais convencional, como um modelo da Land Rover.

O diretor executivo da Tesla, Elon Musk, é uma força perturbadora do tipo que a indústria automobilística não via há décadas, possivelmente desde Henry Ford. Ele impulsionou sua empresa ao cume do mercado de ações enquanto atraía uma legião de fãs. Mas Musk também se envolve em controvérsias – chamou de “fascistas” os esforços do governo para conter o coronavírus. Suas publicações no Twitter trouxeram problemas jurídicos para ele e para a Tesla, envolvendo até a Comissão de Valores Mobiliários. Pouco tempo atrás, ele alegou que a Tesla teria 1 milhão de carros autônomos nas ruas em 2020, mas a empresa ainda não apresentou um modelo de veículo verdadeiramente autônomo.

Publicidade

Scaringe, em comparação, é um engenheiro estudioso, com doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology. Certa vez, ele tentou reduzir sua pegada pessoal de carbono ao se locomover de bicicleta e a pé, tomando banhos frios e lavando a roupa no tanque. Sua conta no Twitter é tão comportada que uma publicação recente comentava a cor de carro preferida pelos filhos (azul).

Leia também: Ford (FDMO34) anuncia fim da produção no Brasil e o BDR salta 5,45%

Perspectivas para o futuro

No segundo semestre do ano, a Rivian espera começar a produção em larga escala de suas vans de entrega da Amazon. A Amazon já está testando alguns protótipos nas ruas. A gigante do varejo fez das picapes uma peça central de sua estratégia para reduzir as emissões, com uma encomenda de 10 mil veículos que devem ser entregues até o fim de 2022.

Michael Ramsey, analista da Gartner, se disse ansioso para ver se a Rivian seria capaz de evitar os erros que retardaram o avanço da Tesla há alguns anos, quando Musk acelerou rápido demais a produção do Model 3, mas se viu encalhado no que descreveu como “inferno da linha de montagem”.

“Será que a Rivian se tornará uma gigantesca concorrente futura da Ford e da GM? Não sei a resposta”, disse Ramsey. “Mas eles receberam grandes investimentos. Têm uma parceria estratégica com a Ford. Têm contratos de fornecimento com a Amazon. De todas as startups do segmento de veículos elétricos, eles parecem estar na melhor posição para alcançar esse sucesso”.

Publicidade

Leia também: Ferrari enfrenta nova crise de liderança com demissão abrupta de CEO

(Tradução de Augusto Calil)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Tesla (TSLA34)
  • Veículos
Cotações
17/05/2025 9h52 (delay 15min)
Câmbio
17/05/2025 9h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Disney+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Netflix em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Sou mãe solteira, como faço para receber o novo auxílio de R$ 1.200?
Logo E-Investidor
Sou mãe solteira, como faço para receber o novo auxílio de R$ 1.200?
Imagem principal sobre o 5 maneiras inteligentes para economizar no seguro do carro
Logo E-Investidor
5 maneiras inteligentes para economizar no seguro do carro
Imagem principal sobre o É isso que acontece com sua conta bancária depois que você morre
Logo E-Investidor
É isso que acontece com sua conta bancária depois que você morre
Últimas: Negócios
Banco do Brasil (BBAS3) busca “colher de chá” com o BC após crise no agronegócio; entenda
Negócios
Banco do Brasil (BBAS3) busca “colher de chá” com o BC após crise no agronegócio; entenda

O banco pretende dialogar com o Banco Central para reavaliar a Resolução n.º 4.966 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que exige que os bancos antecipem provisões em seus balanços

16/05/2025 | 16h17 | Por Bruno Andrade
Magazine Luiza (MGLU3) vai lançar rede de apoio para empreendedoras; qual o impacto para acionistas?
Negócios
Magazine Luiza (MGLU3) vai lançar rede de apoio para empreendedoras; qual o impacto para acionistas?

A proposta é criar uma comunidade de mulheres empreendedoras e incentivar o crescimento das parceiras da empresa no marketplace

15/05/2025 | 18h21 | Por Bruno Andrade
Febre Reborn, os bebês mais famosos da internet, vira oportunidade de negócio e investimento
Negócios
Febre Reborn, os bebês mais famosos da internet, vira oportunidade de negócio e investimento

Veja dicas de como empreender com bebês reborn e transformar arte em fonte de renda

15/05/2025 | 17h46 | Por Manuela Miniguini
Caos nas finanças: Papa Leão XIV herda uma bomba-relógio nas contas do Vaticano
Negócios
Caos nas finanças: Papa Leão XIV herda uma bomba-relógio nas contas do Vaticano

Novos detalhes das finanças do Vaticano mostram instituição à beira do abismo

14/05/2025 | 18h57 | Por Shawn Tully, da Fortune
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador