• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

A próxima Tesla? Investidores apostam alto em startup de caminhonetes elétricas

A Rivian, que captou mais US$ 2,65 bilhões, planeja oferecer uma picape e um esportivo utilitário que estão em desenvolvimento há mais de uma década

Por E-Investidor

02/02/2021 | 17:26 Atualização: 02/02/2021 | 19:10

O modelo R1S SUV da Rivian no Los Angeles Auto Show  de 2018 (Foto: Mike Blake/Reuters)
O modelo R1S SUV da Rivian no Los Angeles Auto Show de 2018 (Foto: Mike Blake/Reuters)

(Neal E. Boudette/The New York Times) – É difícil imaginar uma empresa alcançando uma ascensão tão meteórica quanto a da Tesla. Mas, se há uma startup de carros elétricos que pode sonhar em ser a “próxima Tesla”, esta é a Rivian.

Leia mais:
  • A última grande revelação da Tesla: a tecnologia da bateria
  • Como investir em Google, Amazon, Apple, Tesla, Microsoft, Facebook e Netflix
  • 10 documentários na Amazon para empreendedores e investidores
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fundada em 2009, a Rivian se prepara para produzir uma picape elétrica e um veículo utilitário esportivo (SUV) elétrico. Ambos os modelos devem estar nas ruas em meados do ano e serão produzidos em uma antiga instalação da Mitsubishi em Illinois. A Rivian também desenvolve caminhões elétricos de entregas para a Amazon.

Mas a Rivian se distingue principalmente pelo seu extraordinário rol de investidores. A Amazon não é apenas uma cliente; a empresa investiu pesado na Rivian. Outros interessados incluem BlackRock, Fidelity, T. Rowe Price e Ford Motor, que planeja lançar um veículo desenvolvido a partir da tecnologia da Rivian.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A mais recente injeção de capital foi anunciada na terça-feira, quando a Rivian disse ter captado US$ 2,65 bilhões de um grupo liderado por fundos e contas sob orientação da T. Rowe Price. Entre os outros investidores estavam Fidelity e o Climate Pledge Fund da Amazon. Com essa rodada de investimento, o valor da empresa ultrapassa a marca de US$ 27 bilhões, sendo que o investimento total na empresa desde o início de 2019 chega a US$ 8 bilhões.

“Aguardamos ansiosamente a chegada de 2021, quando a Rivian começará a trazer seus produtos revolucionários aos consumidores”, disse em comunicado o gestor de portfólio Joseph Fath, da T. Rowe Price.

Um baú recheado de dinheiro não é garantia de sucesso, e produzir um carro a partir do zero é uma tarefa monumental para nomes já estabelecidos no mercado, que dirá uma startup.

“Não há nada de simples no processo de criação de algo assim”, disse em entrevista RJ Scaringe, fundador e diretor executivo da Rivian. “É como uma orquestra complexa, com milhares de peças entregues por centenas de fornecedores. É certamente muito mais complexo do que as pessoas pensam, e muito mais complexo do que pensei que seria.”

Publicidade

A Rivian espera lucrar com a mesma oportunidade que a Tesla identificou e fez avançar – a propulsão elétrica nos transportes. Para a maioria dos executivos da indústria automobilística, resta pouca dúvida que essa será a direção seguida pelo mundo. Nos cinco anos mais recentes, a Tesla foi de 50.000 carros produzidos por ano até um volume dez vezes maior que no ano passado. General Motors, Ford, Volkswagen e outras estão investindo bilhões no desenvolvimento de carros e caminhonetes elétricos destinados a suplantar os modelos que usam combustíveis fósseis.

“Serei testemunha de um mundo no qual os carros elétricos representavam um pequeno nicho de mercado e passarão a representar a totalidade do mercado”, disse Scaringe. “Alguns dos participantes existentes conseguirão fazer essa transição, mas também são criadas oportunidades para a entrada de novas empresas nesse espaço.”

Outra grande tendência que está redefinindo os contornos da indústria automobilística são os carros autônomos. Na terça-feira, a Cruise, divisão da GM dedicada ao trabalho nessa área, disse ter captado US$ 2 bilhões em investimentos da Microsoft, GM, Honda e outros. Rivian e Tesla também trabalham no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos.

Leia também: Valor de mercado da Tesla (TSLA34) supera US$ 800 bi pela 1ª vez

Rivian x Tesla: principais diferenças

A Rivian difere da Tesla sob muitos aspectos. Por enquanto, o crescimento da Tesla veio da venda de carros de passeio esportivos, um tipo de veículo que tem sido menos procurado pelo consumidor. A Tesla pretende fabricar este ano uma picape futurista de ângulos marcantes batizada de Cybertruck. Mas a empresa ainda não se dedicou muito às picapes e aos SUVs que compõem 75% do mercado de veículos de passeio nos Estados Unidos.

R.J. Scaringe, o CEO da Rivian na fábrica da empresa em Normal, Illinois (Foto: Lyndon French/The New York Times)
R.J. Scaringe, o CEO da Rivian na fábrica da empresa em Normal, Illinois (Foto: Lyndon French/The New York Times)

A Rivian, por outro lado, se dedica à produção de veículos de “aventura” que podem ser pilotados fora da estrada, abordagem que significa que a Rivian não deve concorrer diretamente com a Tesla. “Tem-se a impressão que, nesse mercado, só há espaço para um ganhador, mas não é verdade”, disse Scaringe. “O consumidor precisa de diferentes marcas e modelos. Nosso sucesso não exclui o sucesso de outros, e vice-versa.”

Publicidade

Rebecca Puck Stair é o tipo de consumidora que a Rivian espera atrair. Especialista em locações de filmagem na região de Albuquerque, Novo México, faz anos que ela pensa em comprar um carro elétrico, mas precisa de um veículo alto e tração nas quatro rodas para situações de trabalho que a levam ao deserto. “Não havia alternativa no mercado”, disse ela. “Os modelos da Tesla não atendem às minhas necessidades.”

Há cerca de um ano, ela ficou sabendo da existência da Rivian e, no dia seguinte, fez um depósito para comprar um SUV – como a Tesla, a empresa não pensa em vender nas concessionárias. Rebecca viu o Cybertruck, mas o design não a agradou. “É um carro que parece voltado para homens chatos”, disse ela, rindo.

A caminhonete e o SUV da Rivian, vendidos a partir de US$ 67.500, têm aparência mais convencional, como um modelo da Land Rover.

O diretor executivo da Tesla, Elon Musk, é uma força perturbadora do tipo que a indústria automobilística não via há décadas, possivelmente desde Henry Ford. Ele impulsionou sua empresa ao cume do mercado de ações enquanto atraía uma legião de fãs. Mas Musk também se envolve em controvérsias – chamou de “fascistas” os esforços do governo para conter o coronavírus. Suas publicações no Twitter trouxeram problemas jurídicos para ele e para a Tesla, envolvendo até a Comissão de Valores Mobiliários. Pouco tempo atrás, ele alegou que a Tesla teria 1 milhão de carros autônomos nas ruas em 2020, mas a empresa ainda não apresentou um modelo de veículo verdadeiramente autônomo.

Publicidade

Scaringe, em comparação, é um engenheiro estudioso, com doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology. Certa vez, ele tentou reduzir sua pegada pessoal de carbono ao se locomover de bicicleta e a pé, tomando banhos frios e lavando a roupa no tanque. Sua conta no Twitter é tão comportada que uma publicação recente comentava a cor de carro preferida pelos filhos (azul).

Leia também: Ford (FDMO34) anuncia fim da produção no Brasil e o BDR salta 5,45%

Perspectivas para o futuro

No segundo semestre do ano, a Rivian espera começar a produção em larga escala de suas vans de entrega da Amazon. A Amazon já está testando alguns protótipos nas ruas. A gigante do varejo fez das picapes uma peça central de sua estratégia para reduzir as emissões, com uma encomenda de 10 mil veículos que devem ser entregues até o fim de 2022.

Michael Ramsey, analista da Gartner, se disse ansioso para ver se a Rivian seria capaz de evitar os erros que retardaram o avanço da Tesla há alguns anos, quando Musk acelerou rápido demais a produção do Model 3, mas se viu encalhado no que descreveu como “inferno da linha de montagem”.

“Será que a Rivian se tornará uma gigantesca concorrente futura da Ford e da GM? Não sei a resposta”, disse Ramsey. “Mas eles receberam grandes investimentos. Têm uma parceria estratégica com a Ford. Têm contratos de fornecimento com a Amazon. De todas as startups do segmento de veículos elétricos, eles parecem estar na melhor posição para alcançar esse sucesso”.

Publicidade

Leia também: Ferrari enfrenta nova crise de liderança com demissão abrupta de CEO

(Tradução de Augusto Calil)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Tesla (TSLA34)
  • Veículos
Cotações
12/07/2025 9h24 (delay 15min)
Câmbio
12/07/2025 9h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    IVVB11: o que é, qual sua composição e como investir nesse fundo?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

  • 5

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o É mãe solo? Veja os benefícios que você pode ter em 2025
Logo E-Investidor
É mãe solo? Veja os benefícios que você pode ter em 2025
Imagem principal sobre o Veja quais produtos podem ficar mais caros com as novas tarifas de Trump
Logo E-Investidor
Veja quais produtos podem ficar mais caros com as novas tarifas de Trump
Imagem principal sobre o Qual ação de frigorífico será mais afetada pelas tarifas de Trump?
Logo E-Investidor
Qual ação de frigorífico será mais afetada pelas tarifas de Trump?
Imagem principal sobre o Você sabe o que é liquidez? Entenda por que ela é importante para seus investimentos
Logo E-Investidor
Você sabe o que é liquidez? Entenda por que ela é importante para seus investimentos
Imagem principal sobre o Quer economizar, mas sem abrir mão do aquecedor? Veja 5 dicas
Logo E-Investidor
Quer economizar, mas sem abrir mão do aquecedor? Veja 5 dicas
Imagem principal sobre o Conta de luz fica mais cara durante o inverno? Entenda
Logo E-Investidor
Conta de luz fica mais cara durante o inverno? Entenda
Imagem principal sobre o Procurando um carro novo? Veja quais doenças dão desconto na compra
Logo E-Investidor
Procurando um carro novo? Veja quais doenças dão desconto na compra
Imagem principal sobre o Chuveiro ou ferro de passar: qual é o maior vilão da conta de luz?
Logo E-Investidor
Chuveiro ou ferro de passar: qual é o maior vilão da conta de luz?
Últimas: Negócios
Casas de € 1 na Europa atraem americanos que fogem da crise, mas a ‘dolce vita’ tem pegadinhas
Negócios
Casas de € 1 na Europa atraem americanos que fogem da crise, mas a ‘dolce vita’ tem pegadinhas

Aqueles que procuram sair do país podem conseguir uma vila na Sicília por uma fração do custo de uma xícara de café

12/07/2025 | 08h30 | Por Emma Burleigh, da Fortune
Lenda do tênis se torna um bilionário investindo em empresas e não com o esporte
Negócios
Lenda do tênis se torna um bilionário investindo em empresas e não com o esporte

A estrela suíça do tênis acumulou um patrimônio líquido estimado em cerca de US$ 1,3 bilhão

12/07/2025 | 03h00 | Por Preston Fore, da Fortune
Apetite do Patria acabou? Veja os próximos passos da gestora com R$ 28 bi sob gestão
Direto da Faria Lima
Apetite do Patria acabou? Veja os próximos passos da gestora com R$ 28 bi sob gestão

Em quatro anos, o Patria Investimentos se tornou a maior gestora independente de fundos imobiliários do País; veja entrevista com o sócio e head de FIIs Rodrigo Abudd

10/07/2025 | 03h00 | Por Daniel Rocha
Fusão BRF-Marfrig está em risco? Entenda o impasse das gigantes de alimentos na CVM
Negócios
Fusão BRF-Marfrig está em risco? Entenda o impasse das gigantes de alimentos na CVM

Acionistas minoritários questionam a relação de troca das ações e pedem suspensão da AGE marcada para 14 de julho; Procuradas, Marfrig e BRF não quiseram comentar sobre o assunto

09/07/2025 | 13h59 | Por Daniel Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador