Publicidade

Negócios

Robinhood pagará US$ 70 mi por prejudicar clientes

A empresa pagará 12,6 milhões de dólares em restituição a milhares de clientes

Robinhood pagará US$ 70 mi por prejudicar clientes
O app de serviços financeiros Robinhood (Foto: Gabby Jones/Bloomberg)
O que este conteúdo fez por você?
  • A decisão desta quarta-feira diz respeito a problemas da Robinhood que remontam desde setembro de 2016
  • A investigação descobriu que a Robinhood, de maneira negligente, deu informações falsas e enganosas a clientes em certos momentos, expondo-os a ferramentas excessivamente arriscadas

(Reuters) – A corretora on-line Robinhood Financial foi condenada a pagar 70 milhões de dólares por “falhas sistêmicas de supervisão” e por causar “danos relevantes” a milhões de clientes com informações enganosas ou falsas e por interrupções de serviços, afirmou o regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos, nesta quarta-feira.

A empresa pagará 12,6 milhões de dólares em restituição a milhares de clientes, além de uma multa de 57 milhões de dólares, a mais recente sanção financeira emitida pela Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (Finra, sigla em inglês), disse o órgão.

As práticas da startup on-line, creditada por ajudar a popularizar o negócios com ações entre millennials, têm sido observadas de perto por órgãos reguladores. As autoridades também avaliam que a empresa esteja ajudando a alimentar a mania de “ações de memes”, já que investidores de varejo que falam sobre estes papéis nas redes sociais também utilizam o aplicativo da Robinhood.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A decisão desta quarta-feira diz respeito a problemas da Robinhood que remontam desde setembro de 2016, disse a Finra. A investigação descobriu que a Robinhood, de maneira negligente, deu informações falsas e enganosas a clientes em certos momentos, expondo-os a ferramentas excessivamente arriscadas e falhou com os usuários quando seus serviços sofreram múltiplas interrupções.

Em um caso, um cliente da Robinhood se suicidou após ficar confuso com mensagens na plataforma e ver um saldo negativo impreciso em sua conta, disse a Finra.

Desde o começo de 2020, a Robinhood tem revisado seus procedimentos de supervisão e comunicação. Isso inclui conduzir análises mensais de contas, mais apoio aos clientes e contratação de advogados que trabalharam com reguladores governamentais, disse a companhia.

“Estamos felizes por deixar esse assunto para trás e olhar para a frente, continuando a focar em nossos clientes e na democratização do mercado financeiro para todos”, disse um porta-voz da empresa.

Publicidade

Em uma decisão separada em dezembro, a Robinhood concordou em pagar 65 milhões de dólares à Comissão de Valores Mobiliários (SEC, sigla em inglês) para resolver acusações de que enganou clientes a respeito das suas fontes de receita.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>