Negócios

Investidores monitoram grande desafio da Samsung; entenda o caso

Concorrente no setor de chips pode vencer a corrida da inteligência artificial

Investidores monitoram grande desafio da Samsung; entenda o caso
Depois de anos liderando o setor de chips de memória, a Samsung agora precisa recuperar o atraso. Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon
  • As ações da Samsung Electronics Co. estão a caminho de apresentar um desempenho inferior ao de sua rival de chips de memória compactos, a SK Hynix Inc., pelo maior volume em uma década
  • Investidores apostam que a SK Hynix Inc. será a vencedora em inteligência artificial. As ações da empresa subiram 67% este ano graças ao seu acordo para fornecer chips de memória premium para a Nvidia Corp

As ações da Samsung Electronics Co. estão a caminho de apresentar um desempenho inferior ao de sua rival de chips de memória compactos, a SK Hynix Inc., pelo maior volume em uma década.

Investidores apostam que a SK Hynix Inc. será a vencedora em inteligência artificial. As ações da empresa subiram 67% este ano graças ao seu acordo para fornecer chips de memória premium para a Nvidia Corp. Essa diferença pode se ampliar ainda mais, a julgar por dados que mostram que a relação entre opções de compra e venda da Samsung é mais que do que o dobro da concorrene.

A batalha da IA tem como pano de fundo a fraca demanda global pelos produtos de memória tradicionais das empresas. Isso se deve, em grande parte, aos smartphones, que estão atolados no que pode ser a pior queda em todo o setor em mais de uma década, prejudicando outra fonte importante de receita para a Samsung.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em geral, os chips continuam em alta graças ao aumento da demanda por produtos necessários para alimentar serviços de IA generativa, como o ChatGPT. O Philadelphia Semiconductor Index subiu 31% este ano, superando os ganhos de quase todos os índices de referência.

A Samsung tem outra maneira de aproveitar esse crescimento, pois também fornece serviços de fabricação de chips por contrato. Mas ela está perdendo porque a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. domina o negócio de fundição, produzindo a maior parte dos processadores de IA projetados pela Nvidia.

Portanto, depois de anos liderando o setor de chips de memória, a Samsung agora precisa recuperar o atraso no HBM, uma tecnologia avançada otimizada para trabalhar com aceleradores de IA. A HBM apresenta uma pilha de DRAM que fica em cima de um processador em vez de ser alojada em um módulo de memória separado, permitindo uma transferência de dados mais rápida.

A SK Hynix conseguiu dar um salto na última geração do chip, conquistando a Nvidia como cliente para seu HBM3. A Samsung supostamente teve problemas para fechar um contrato com a gigante americana de IA, embora tenha desenvolvido um novo chip HBM3E e tenha dito que planeja introduzir um HBM4 até 2025.

“Esse é um cenário realmente desconhecido”, diz Yoon Joonwon, gerente de fundos da DS Asset Management Co, sobre a Samsung ficando atrás da SK Hynix no desenvolvimento do HBM. “Todos estão focados em IA, pois essa é a única área em que vemos uma forte demanda.”

Publicidade

Yoon vê a garantia de um cliente como a Nvidia ou a Advanced Micro Devices Inc. como fundamental para o preço das ações da Samsung. Outros observadores apontam para o rendimento, a quantidade de chips bons que a empresa pode produzir a partir de cada lote de material, como o principal aspecto a ser monitorado pelos investidores.

Esses pontos serão observados de perto pelos analistas nos relatórios de lucros das empresas no final deste mês. Os resultados preliminares recentemente divulgados pela Samsung mostraram uma queda mais modesta no lucro trimestral. Ambas as empresas têm uma quantidade semelhante de classificações de compra e nenhuma de venda, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Entretanto, as metas de preço de consenso para a Samsung indicam um ganho de mais de 30% em relação ao seu nível atual nos próximos 12 meses, em comparação com 20% para a SK Hynix. Para observadores do mercado como Lee Seung-Woo, analista da Eugene Investment & Securities, o potencial de mudança na liderança da IA é possível mais adiante, mas não será rápido.

“A Samsung não ficará para trás para sempre”, disse Lee, que avalia a empresa como uma compra. “A Samsung provavelmente começará a enviar a próxima versão do HBM3 ainda este ano, o que reduzirá a diferença para cerca de quatro a cinco meses. A SK Hynix continuará a manter sua liderança, mas a Samsung poderá reduzir a diferença no próximo ano.” / TRADUÇÃO DE GUILHERME RUSSO

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos