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Santander prevê balanço de varejistas “morno” no 4º tri; veja os motivos

Os destaques para a temporada de balanços, segundo o banco, ficam com Smart Fit, Mercado Livre, Magalu e Assaí

Santander prevê balanço de varejistas “morno” no 4º tri; veja os motivos
(Foto: Envato Elements)
  • A divulgação deverá começar em 13 de fevereiro, com os dados operacionais do Carrefour
  • Na ponta oposta, o Santander indicou que os dados mais fracos devem aparecer nos balanços da Natura, Espaçolaser Grupo SBF e Guararapes
  • Veja os motivos de cada expectativa na matéria abaixo

O Santander acredita que o setor de varejo deverá apresentar uma temporada de resultados financeiros do quarto trimestre de 2022 “mais morno”. A expectativa do banco é que os principais destaques da série de balanços ficarão com Smart Fit, Mercado Livre, Magazine Luiza e Assaí, que segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (2) são empresas que “podem apresentar um crescimento sólido no Ebitda no comparativo anual”. A divulgação dos balanços das varejistas deverá começar em 13 de fevereiro, com o Carrefour.

O Ebitda é um indicador financeiro usado pelos investidores para avaliar como está o lucro da empresa antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação. Veja abaixo o que o banco fala sobre cada empresa:

  • Smart Fit (SMFT3): “Esperamos que o bom momento dos últimos trimestres se mantenha, impulsionado pela continuidade do aumento do ticket médio e gradual recuperação da base de clientes. Combinado com robusto desempenho em outros mercados da América Latina, esperamos um crescimento trimestral de receita de 12% e de 22% no Ebitda”;
  • Mercado Livre (MELI34): “Esperamos outro trimestre sólido, conforme já sinalizado por sua Black Friday, onde o Brasil GMV (volume de vendas no período) cresceu 19% se comparado com o ano anterior. Além disso, o foco da empresa na lucratividade, com contribuição crescente de sua iniciativa de linha de crédito para comprar e pagar em até 12 parcelas fixas no boleto, deve continuar rendendo melhorias sequenciais no Ebitda”;
  • Magazine Luiza (MGLU3): “Seguindo os sinais iniciais de recuperação no terceiro trimestre, a varejista deve entregar bons resultados entre outubro e dezembro de 2022. Esperamos um crescimento nas vendas de 13,5% no comparativo anual”;
  • Assaí (ASAI3): “Esperamos que a empresa continue entregando números consistentes de vendas, com uma alta de 9% no comparativo anual. Além disso, graças à sólida expansão da receita, esperamos 26% de alta no Ebitda versus o mesmo período do ano passado, apesar de algumas pressões de despesas pré-operacionais”.

Na ponta oposta, o Santander indicou que os dados mais fracos devem aparecer nos balanços da Natura, Espaçolaser Grupo SBF e Guararapes. Veja os motivos abaixo:

  • Natura (NTCO3): “Grandes ventos contrários, especialmente na Europa, afetaram diretamente a TBS e a Avon Internacional, marcas de cosméticos da companhia – o que pode levar a uma queda na receita de 8% na comparação anual”;
  • Espaçolaser (ESPA3): Apesar do crescimento da receita nos últimos balanços, esperamos dados negativos para o quarto trimestre, pois devem ser impactados por alguma alavancagem operacional. Assim, deve haver uma queda de 40% no Ebitda”;
  • Grupo SBF (SBFG3): Apesar dos torneios de futebol favorecerem as vendas das lojas da companhia, como a Centauro, maiores despesas com vendas, gerais e administrativas devem pressionar novamente as margens Ebitda, levando para uma queda de 12% no comparativo anual”;
  • Guararapes (GUAR3): Esperamos que a Guararapes seja uma das empresas mais afetadas por ventos contrários. A companhia deve sofrer uma desalavancagem operacional, que reduzirá o Ebitda em 15% no comparativo anual”.

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