Comportamento

Clubhouse: o que você deve saber sobre o aplicativo social de áudio

Elon Musk tornou o app popular. Por que você deve considerar entrar nessa comunidade?

Clubhouse: o que você deve saber sobre o aplicativo social de áudio
O app Clubhouse é uma rede social de áudio (Foto: Florence Lo/Reuters)
  • Novos aplicativos de mídia social rotineiramente borbulham e fracassam. Alguns falham porque seus recursos são descaradamente copiados por empresas maiores
  • Mas o Clubhouse rompeu, pelo menos temporariamente, essa onda graças ao apoio de alguns dos maiores nomes do Vale do Silício e um grande número de outras comunidades ao redor do mundo

(Heather Kelly e Nitasha Tiku/Washington Post) – As celebridades estão no Clubhouse. As pessoas precisam receber um convite para entrar. A China bloqueou o app. Os investidores acham que vale um bilhão de dólares. E agora se tornou viral, com mais de 2 milhões de downloads somente na primeira semana de fevereiro, de acordo com a empresa de análise Sensor Tower.

Conheça o aplicativo Clubhouse, uma rede social apenas de áudio que atingiu recentemente vários marcos que normalmente sugerem que uma obsessão insular do Vale do Silício pode realmente se tornar popular.

Novos aplicativos de mídia social rotineiramente borbulham e fracassam. Alguns falham porque seus recursos são descaradamente copiados por empresas maiores. Outros são comprados apenas para serem mortos, como o aplicativo de vídeo Vine, adquirido pelo Twitter. É difícil prender a atenção das pessoas por tempo suficiente para se tornar um hábito.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas o Clubhouse rompeu essa onda, pelo menos temporariamente, graças ao apoio de alguns dos maiores nomes do Vale do Silício e um grande número de outras comunidades ao redor do mundo, incluindo desenvolvedores, amantes do Bitcoin, magnatas em formação da Geração Z, agentes musicais, gurus de autoajuda e amantes das linguagens.

Aqui estão as respostas para algumas perguntas sobre o novo aplicativo.

Pergunta: O que é o Clubhouse?

Resposta: O Clubhouse é um aplicativo de mídia social gratuito baseado em voz, onde as pessoas discutem em salas tópicos predeterminados ou o que quer que esteja em sua mente. É um pouco como estar em uma chamada semipública do Zoom com todas as câmeras desligadas, ocasionalmente lutando para rastrear quem está falando.

Os tipos de salas são potencialmente infinitos, mas o próprio formato do Clubhouse – vozes desencarnadas tentando manter uma conversa sem se dissolver no caos gritante – significa que as mais populares geralmente são um punhado de pessoas apresentando-se para uma multidão silenciosa. Pode parecer uma mistura de conversas TEDx e podcasts de conversação, com a desordem de uma reunião comunitária acalorada e o fator constrangedor de um programa de rádio por telefone. O formato pode levar a conversas mais espontâneas e reveladoras do que você encontrará em outros lugares, mas também divagações e conversas cruzadas.

Os nichos (artesãos, cantores e compositores, pessoas se perguntando como sobreviver a uma avalanche) podem ser uma maneira divertida de passar o tempo – ouvindo pessoas interessantes falando sobre tópicos de seu interesse, muitas vezes sem pressão para participar. Os usuários podem alternar entre conversas tradicionais mais sérias sobre tópicos que os interessam ou testar diferentes formatos no Clubhouse. Alguns são como shows e outros como programas de namoro da velha escola. Uma exemplo é a sala que tinha 40 membros do elenco recriando todo o musical do Rei Leão. Em uma época em que muitas pessoas se sentem isoladas, uma cacofonia de estranhos conversando, cantando e até brigando pode ser reconfortante.

P: Como funciona o Clubhouse?

R: Atualmente, o Clubhouse está disponível apenas como um aplicativo, o iOS (Apple), e suas salas não podem ser acessadas por meio de dispositivos Android ou pela web. Por enquanto, também é apenas para convidados, o que significa que você precisa conhecer um usuário existente para usar o aplicativo. E esses usuários existentes precisam dar ao aplicativo acesso a toda a sua lista de contatos do iOS para enviar convites.

Ao contrário do Twitter ou de um grupo do Facebook, as salas do Clubhouse não são gratuitas para todos. Elas são mais como chamadas em conferência, com um grupo definido de pessoas atuando como moderadores em um palco virtual. Os moderadores, que podem falar livremente, também podem convocar membros da audiência que queiram participar. Você pode saber quem está falando procurando um halo cinza sutil ao redor da foto de um participante. Qualquer pessoa pode iniciar uma sala e defini-la como “aberta”, o que significa que qualquer outro usuário pode entrar. Uma sala “social” significa que apenas as pessoas que você segue podem entrar. E “fechado” é apenas para convidados. O aplicativo também possui “clubes”, que podem criar salas recorrentes e ter membros.

Publicidade

Você pode seguir pessoas ou clubes para descobrir quando eles estão moderando ou participando de salas. Clique no ícone de calendário e você pode ver uma lista sugerida ou não filtrada de salas acontecendo a qualquer momento. Visualmente, o aplicativo não tem muito para ver (muitos perfis excessivamente longos, fileiras de rostos de pessoas), o que faz sentido dado seu foco em áudio. Não há como excluir uma conta no aplicativo ou online, mas você pode enviar e-mail a empresa para solicitar a exclusão.

P: Quem está no Clubhouse?

R: Elon Musk incitou um frenesi no final de janeiro, quando o executivo-chefe da Tesla e da SpaceX fez sua estréia no Clubhouse como estrela convidada em um programa noturno de tecnologia e cultura. Quase instantaneamente, os “corredores” do Clubhouse – o equivalente da tela inicial do aplicativo a um feed de notícias do Facebook ou da linha do tempo do Twitter – se transformaram em um bazar barulhento de salas oferecendo entretenimento antes do jogo ou um lugar alternativo para ouvir Musk em tempo real, quando a sala principal inevitavelmente atingiu o limite de 5.000 pessoas do Clubhouse.

Mark Zuckerberg apareceu no mesmo programa na semana seguinte, mas o executivo-chefe do Facebook inspirou muito menos tumulto e a sala foi fechada por causa de problemas no servidor.

Ambos os titãs da tecnologia, no entanto, chegaram um pouco atrasados ​​para a festa. Oprah Winfrey, Drake, Chris Rock, o designer Virgil Abloh, a comediante Tiffany Haddish, Van Jones, da CNN, o rapper 21 Savage e Mark Cuban, do programa Shark Tank, já haviam aparecido no aplicativo. Há poucas semanas, Lindsay Lohan apareceu para falar sobre seu tempo em Hollywood com Perez Hilton. No fim de semana passado, o ator Daniel Dae Kim, de Walking Dead, e Lisa Ling, da CNN, moderaram uma sala para conscientizar as pessoas sobre o aumento da violência contra os asiático-americanos, no mesmo dia em que o ex-conselheiro da campanha de Trump, Brad Parscale, falou sobre a estratégia republicana e se Donald Trump Jr. poderia ingressar no Clubhouse .

Mas o poder de permanência do aplicativo pode muito bem vir de usuários comuns. Alguns usuários na China continental, Hong Kong e Taiwan esperaram horas por uma vez para falar sobre questões sobre os campos de detenção de Uighurs e a independência de Taiwan. Na segunda-feira, o governo chinês havia bloqueado o aplicativo, bem como as buscas de “Clubhouse” em buscadores como o Weibo.

P: Por que o Clubhouse está ficando grande agora?

R: O Clubhouse deve seu rápido crescimento a algumas estratégias comprovadas de hacking de crescimento – implantadas por fundadores de startups para impulsionar downloads e atrair usuários – e o bom momento (o aplicativo foi lançado em março de 2020).

Alguns dos primeiros usuários, dispostos a passar horas em um aplicativo problemático, sem estímulo visual além de avatares piscantes, sem dúvida estavam procurando por uma conexão humana no meio de uma pandemia. Mas a decisão do Clubhouse de ir apenas para convidados também atraiu membros do Vale do Silício, que trataram o app como um espaço seguro para falar com seus seguidores.

Publicidade

O fundo de venture capital Andreessen Horowitz avaliou a empresa em US$ 100 milhões quando ela tinha poucos meses, menos de 5.000 testadores beta e pediu que os usuários em potencial se inscrevessem no formulário do Google para aguardar um convite, informou a Forbes.

Alguns dos sócios da empresa também ajudaram o Clubhouse a atrair seu outro grupo demográfico importante: trazer criadores negros, artistas e outros membros da vanguarda cultural, de acordo com relatórios do Wall Street Journal e da CNBC. A empresa recentemente apresentou um plano para potencialmente pagar alguns criadores por seu conteúdo, usando uma página do TikTok e do Snap.

A abordagem também atraiu críticas. Em um artigo recente, o estrategista Chris Lubin escreveu: “Se não fosse pelos usuários negros do Clubhouse, isso poderia nunca ter sido atualizado como o LinkedIn, mas como áudio.”

O aplicativo também está crescendo no exterior. O Clubhouse foi instalado 5,5 milhões de vezes em todo o mundo, com cerca de 42% dos downloads nos EUA, 16% no Japão e 10% na Alemanha, de acordo com a Sensor Tower.

P: Quais problemas o Clubhouse está enfrentando?

R: O Clubhouse está em um estágio complicado de sua juventude. Está recebendo atenção e ouvintes, mas também o maior escrutínio que surge quando um grande número de usuários atende a políticas de moderação pouco claras. Os líderes da empresa foram criticados por não investirem recursos no policiamento de assédio ou discurso de ódio. A empresa agora permite relatar pessoas específicas em um relatório de incidentes, mas não especifica quantas pessoas ou quais sistemas automatizados dedicou à moderação.

Os usuários, em particular mulheres e pessoas de cor, levantaram preocupações sobre anti-semitismo, misoginia, cyberbullying, disseminação de informações incorretas sobre a covid-19 e assédio. O Clubhouse afirma que qualquer discurso de ódio e bullying vai contra as diretrizes da comunidade.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos