Últimas notícias

Rússia quer melhorar monitoramento das transações de criptomoedas

A Rússia já identificou casos criminais envolvendo criptomoedas, disse o chefe da Rosfinmonitoring

Rússia quer melhorar monitoramento das transações de criptomoedas
Moedas de criptomoeda Bitcoin na bandeira nacional da Rússia. Foto: Envato Elements

A agência de monitoramento financeiro da Rússia, Rosfinmonitoring, disse nesta sexta-feira que estava usando um software para rastrear transações de criptomoedas e que espera melhorar as capacidades da ferramenta.

O Banco da Rússia há muito expressa ceticismo em relação às criptomoedas, citando preocupações com a estabilidade financeira, e defendeu a proibição completa de comércio e mineração de ativos digitais, em desacordo com o governo, que está interessado em regular o setor.

A Rússia já identificou casos criminais envolvendo criptomoedas, disse o chefe da Rosfinmonitoring, Yuri Chikhanchin, acrescentando que a agência quer melhorar seus sistemas e identificar transações e blockchains que estão atualmente ocultas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Chikhanchin disse que atualmente não é possível cobrir tudo, em parte porque nem todos os países estão tão ansiosos para regular o setor.

“É muito difícil quando as contas de criptomoedas entram na zona não regulamentada e não entendemos quem está do outro lado”, disse ele. “Mas acho que ainda vamos resolver essa tarefa.”

Anatoly Aksakov, chefe do comitê financeiro da câmara baixa do Parlamento russo, disse na quinta-feira que um projeto de lei sobre a regulamentação de criptomoedas será apresentado à casa em meados do próximo semestre. “Obviamente haverá uma regulamentação rigorosa”, disse.