Investimentos

Irã bane a mineração de criptomoedas para evitar apagões no verão

Banimento é temporário e irá durar até o dia 22 de setembro

Irã bane a mineração de criptomoedas para evitar apagões no verão
Foto: Envato Elements
  • Segundo a empresa de análise Elliptic, o Irã abriga cerca de 4,5% de toda a mineração de Bitcoins no mundo
  • “A proibição da mineração de criptomoedas entra em vigor imediatamente até 22 de setembro. Cerca de 85% da atual mineração no Irã não é licenciada”, disse Rouhani, em um discurso televisionado

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, informou nesta quarta-feira (26) que baniu temporariamente a mineração de criptomoedas, como o Bitcoin, por quatro meses, pois o aumento do consumo tem contribuído para apagões nas principais cidades do país.

“A proibição da mineração de criptomoedas entra em vigor imediatamente e irá durar até 22 de setembro. Cerca de 85% da atual mineração no Irã não é licenciada”, disse Rouhani, em um discurso televisionado durante uma reunião de gabinete.

Segundo a empresa de análise Elliptic, o Irã abriga cerca de 4,5% de toda a mineração de Bitcoins no mundo. O país aceitou a mineração nos últimos anos, oferecendo energia barata e exigindo que os mineiros vendessem seus BTC ao banco central. A capital Teerã permite que as criptomoedas extraídas da nação sejam utilizadas para pagar importações de mercadorias autorizadas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A energia barata no país atraiu os mineradores, principalmente os da China para o Irã. Para gerar a energia necessária para realizar a atividade, a Elliptic estima ser preciso o equivalente a 10 milhões de barris de petróleo bruto por ano, ou 4% do total das exportações de petróleo iraniano em 2020

A mineração é o processo em que diversas criptomoedas, em especial o Bitcoin, são criadas. Para tanto, são necessários computadores poderosos ligados 24 horas por dia, competindo entre si, para resolverem equações matemáticas complexas.

Basicamente, a atividade de mineração é uma prestação de serviço de processamento de transações para a rede do Bitcoin. A prática não serve apenas para gerar novas moedas, mas também para validar a rede de criptomoeda e mantê-la à prova de fraudes.

Nesta quarta-feira (26), o Bitcoin acumula alta de 8,58% nas últimas 24 horas, cotado a US$ 40.168,22.

*Com informações da Reuters

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos