Últimas notícias

BC/Campos Neto: moeda digital é extensão da moeda física

  • O Banco Central divulgou hoje as diretrizes gerais para o lançamento nos próximos anos do "real digital"

(Estadão Conteúdo) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse há pouco que a moeda digital em desenvolvimento pela autarquia é uma extensão da moeda física, com pagamentos on line e off line.

O Banco Central divulgou hoje as diretrizes gerais para o lançamento nos próximos anos do “real digital”, uma moeda digital que promete baratear operações de pagamento e ampliar as possibilidades de transações, inclusive no varejo.

O BC planeja ouvir sugestões da sociedade nos próximos meses e lançar a nova moeda em dois ou três anos. O real digital surge como uma espécie de concorrente para as criptomoedas, como o bitcoin. A diferença é que ele será uma divisa com lastro na própria moeda – ou seja, o real – enquanto o bitcoin não possui nenhum lastro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outra diferença é que o real digital será necessariamente custodiado por instituições financeiras. Em outras palavras, o saldo estará sempre dentro de um banco e as transações financeiras ocorrerão por intermédio do sistema bancário. Não será possível fazer transferências e pagamentos diretamente entre duas pessoas, sem passar pelo sistema bancário, como ocorre hoje com criptomoedas.

Com isso, o BC busca reduzir as chances de o real digital ser utilizado em atividades criminosas, como lavagem de dinheiro e remessas ilegais.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos