Petrobras: negociação de ações é suspensa após renúncia de presidente

Nos primeiros minutos do pregão, as ações caíam cerca de 3%

Petrobras: negociação de ações é suspensa após renúncia de presidente
O presidente da companhia pediu para deixar o cargo nesta segunda-feira (20) (Foto:: Fernando Frazão/Agência Brasil)
  • O pedido de renúncia de José Mauro Coelho do cargo de CEO da Petrobras foi anunciada nesta manhã por meio da companhia em fato relevante
  • José Mauro Coelho tomou posse da presidência da estatal no dia 14 de abril deste ano, mas foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 23 de maio devido às pressões sobre o repasse de preços dos combustíveis

A semana começou instável para as ações da Petrobras. Na manhã desta segunda-feira (20) as negociações dos papéis da companhia foram suspensas após o comunicado de renúncia de José Mauro Coelho do cargo de presidente da empresa, informou a B3. Coelho tomou posse na presidência da estatal no dia 14 de abril, mas foi demitido no último dia 23 pelo presidente Jair Bolsonaro e seguia no cargo devido aos trâmites internos para a sua substituição.

O atual secretário do ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, é o nome mais cotado e preferido pelo governo para assumir o cargo. Enquanto isso, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges, ficará como presidente interino.

Devido a crise de governança, as ações da Petrobras registraram quedas de 3% nos primeiros minutos do pregão, mas logo reduziram o ritmo ao apresentarem recuo de 2,1% para as ações ordinárias e de 2% para as ações preferenciais. No entanto, o “alívio” na desvalorização não foi o suficiente. Por volta das 10h37, a B3 informou que as negociações dos papéis foram suspensas devido ao pedido de renúncia de José Mauro Coelho.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

O comunicado foi divulgado ao mercado por meio de fato relevante nesta manhã. “A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora”, informou a estatal em nota à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A suspensão das negociações também ajudou para a queda no desempenho do Ibovespa, já que a companhia representa quase 12% na composição do índice. Por volta das 11h, o IBOV sofria uma queda de 1% e sendo negociado abaixo dos 99 mil pontos.

Com informações da Agência Estado

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos