Radar da Imprensa

ETF de bitcoin: o que é?

Entenda o que são os Exchange Traded Funds (ETFs) de bitcoin

ETF de bitcoin: o que é?
ETF de bitcoin. Foto: Envato Elements

Ao ter mais contato com o mundo dos investimentos, é fato que o termo ETF de bitcoin surgirá, especialmente no momento atual, em que acabou de ser aprovado pela Securities and Exchange Commission (SEC). No entanto, para os que ainda estão se inserindo neste ambiente este termo pode não soar tão familiar.

Para que a ideia fique mais clara, é preciso, antes de mais nada, entender o que são os Exchange Traded Funds (ETFs), que basicamente se tratam um tipo de fundo negociado na bolsa de valores, assim como uma ação. E, da mesma maneira, também tem taxas, como de corretagem, negociação em bolsa e de administração do fundo.

Já os ETFs de bitcoins, de acordo com esta matéria do E-Investidor de Artur Scaff, são fundos que replicam as flutuações e o desempenho do bitcoin, ou seja, reagem da mesma maneira que a criptomoeda.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Na prática, o ETF é uma maneira de investir em bitcoin — que fica mais escasso de quatro em quatro anos por conta do processo de halving, que acontecerá neste ano. E isso, sem necessariamente ter o ativo em uma carteira digital, o que facilita a entrada dentro do mercado de criptomoedas.

Colaborou: Vitória Tedeschi.