Tempo Real

2º maior criptomoeda cresceu dois dígitos após aprovação de ETFs de bitcoin

A avaliação é do Julius Baer, que diz que os mercados responderam de forma positiva à decisão da SEC

2º maior criptomoeda cresceu dois dígitos após aprovação de ETFs de bitcoin
Bitcoin (Foto: Freepik)

Na avaliação do Julius Baer, os mercados responderam de forma positiva à aprovação dos fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês) de bitcoin à vista nos Estados Unidos. “A temida situação ‘compre o boato, venda o fato’ não se concretizou”, aponta comentário assinado por Manuel Villegas, analista de ativos digitais do banco. Parte do mercado via a possibilidade de que o aval da Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) já estivesse precificado pela alta recente do segmento – e que, com o anúncio, viria uma realização.

Nas horas após a publicação do comunicado de Gary Gensler, o presidente do regulador americano, o bitcoin operou com leve alta, enquanto o ethereum registrou ganhos de dois dígitos. O destaque positivo para esta que é a segunda maior criptomoeda em valor de mercado vem junto com a crescente expectativa por um ETF de ethereum à vista nos EUA.

Além disso, de acordo com Villegas, a volatilidade dos ativos não deve diminuir no curto prazo e uma consolidação é prevista à frente, após a acentuada alta recente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar da aprovação, a SEC reforçou que não aprova nem endossa o bitcoin. As primeiras gestoras que podem negociar ETFs são Grayscale, Ark 21 Shares e BlackRock. Outras 10 estão com pedidos em análise. Nos próximos meses, a tendência é que ocorra uma aguerrida disputa de taxas nos produtos, avalia o analista do Baer. As cobranças até agora variam entre 1,5%, no ETF da Grayscale, até 0,25% sem cobrança nos primeiros seis meses na Ark.

“Os gestores de ativos farão todo o possível nas taxas para capturar a maior participação de mercado no mais curto espaço de tempo, uma vez que as taxas são uma das únicas diferenças notáveis na estruturação dos produtos [em relação à compra direta dos ativos]”, escreve Villegas.

Observar o mercado nos próximos dias será crucial para avaliar se a demanda atende às expectativas dos investidores. A visão geral é que os fundos de índice abrem caminho para um leque vasto de novos investidores, desde os de varejo aos institucionais que evitam cripto pela complexidade técnica e regulatória.

Web Stories

Ver tudo
<
Como identificar uma nota falsa?
Quanto custa comer na melhor pizzaria da América Latina, que fica em SP?
D.O.M: saiba quanto custa comer em um dos 100 melhores restaurantes da América Latina
Como receber pensão vitalícia na união estável?
Quanto Madonna já ganhou na loteria?
Quanto custa comer no 2º restaurante mais caro do mundo? Descubra
Golpes eletrônicos: confira 7 golpes digitais para roubar o seu dinheiro
Ataque cibernético: relembre 7 sabotagens que afetaram o mercado financeiro
Como investir em IA para ganhar dinheiro?
5 passos para planejar a independência financeira dos seus filhos
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Reforma tributária: quais alimentos terão imposto zerado ou reduzido? Confira lista
>