Radar da Imprensa

IFIX B3: entenda o que é o índice de renda variável

Aprenda a analisar o mercado de FIIs e tomar decisões que pode te ajudar a construir um patrimônio sólido

IFIX B3: entenda o que é o índice de renda variável
IFIX B3: entenda o que é o índice de renda variável Foto: Adobe Stock

Você já ouviu falar em IFIX B3? Se você investe ou tem interesse em investir em renda variável, é fundamental conhecer esse índice. Também conhecido como Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, o IFIX é um termômetro que mede o desempenho médio dos principais Fundos Imobiliários (FIIs) negociados na B3, a bolsa de valores brasileira.

Assim como o Ibovespa para as ações, o IFIX serve como uma referência para os investidores, proporcionando uma visão geral sobre a performance do mercado de fundos imobiliários.

De acordo com a instituição, o IFIX B3 utiliza como critério o retorno total (total return) dos fundos imobiliários, capturando as oscilações dos ativos ao longo do tempo e os rendimentos distribuídos pelos fundos que o integram.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

O contrato Futuro de IFIX permite que os investidores especulem sobre o futuro do mercado de fundos imobiliários, sem precisar adquirir todos os fundos que integra o índice. Dessa forma, é possível se posicionar em relação à variação do indicador sem estar exposto a todos os seus riscos.

Quais são as vantagens de Investir em Fundos Imobiliários?

Adquirir cotas de Fundos Imobiliários (FIIs) oferece uma série de vantagens que os tornam uma opção atrativa para diversificar a carteira de investimentos, confira três vantagens abaixo:

Aplicação inicial baixa

Ao adquirir um imóvel físico, é necessário ter disponível o valor integral do bem ou optar por um financiamento. Nos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), mesmo pequenos investidores podem acessar imóveis de alto valor, geralmente disponíveis apenas para grandes investidores.

Através da negociação de cotas, é possível comprar pequenas partes de grandes empreendimentos e usufruir de uma parcela proporcional dos lucros gerados.

Distribuição de dividendos

Os FIIs são obrigados por lei (artigo 10, inciso XI da Lei nº 9.779/1999) a distribuir pelo menos 95% do lucro em caixa aos cotistas a cada semestre. No Brasil, entretanto, a prática comum é realizar a distribuição mensalmente, oferecendo uma renda regular aos investidores. Os 5% restantes podem ser mantidos pelos gestores como reserva gerencial ou para manutenção do fundo.

Liquidez

As cotas dos fundos imobiliários podem ser negociadas através das plataformas das corretoras durante os pregões da B3. Dessa forma, se um cotista quiser vender parte ou a totalidade de suas cotas, pode fazê-lo na Bolsa de Valores, negociando o preço no momento da transação com outros interessados.

Assim, o IFIX é uma ferramenta valiosa para quem deseja acompanhar e investir no mercado de fundos imobiliários no Brasil. Oferecendo uma visão consolidada e transparente do desempenho desses ativos, o índice facilita a tomada de decisão e contribui para a popularização dos fundos imobiliários entre os investidores.

Colaborou: Gabrielly Bento.