A partir de 2025, investidores brasileiros terão uma nova ferramenta para simplificar a apuração do Imposto de Renda sobre operações em renda variável.
Leia também
A B3, bolsa de valores do Brasil, em parceria com a Receita Federal, anunciou o lançamento da calculadora ReVar, um programa gratuito que promete facilitar a vida dos investidores na hora de declarar ganhos com ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs.
A calculadora estará disponível na Área do Investidor da B3 e, com a autorização do usuário, permitirá o compartilhamento de informações entre a bolsa e a Receita Federal.
Publicidade
Com essas informações, o sistema carregará os dados das operações realizadas, calculará os ganhos líquidos ou prejuízos, e, quando necessário, gerará o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pagamento do imposto devido.
A calculadora estará disponível para uso no 10º dia do mês seguinte ao mês de autorização do compartilhamento dos dados.
Como utilizar a ferramenta ReVar?
- Autorize o compartilhamento de dados: acesse a Área do Investidor da B3 e habilite o uso da calculadora;
- Informe os dados no e-CAC: preencha informações sobre o custo de aquisição dos ativos e prejuízos acumulados;
- Confira os resultados: a calculadora apresentará um resumo mensal com ganhos ou prejuízos, indicando o imposto devido;
- Gere o DARF: caso haja imposto a pagar, a ferramenta permitirá a emissão do documento com código de barras e QR Code para pagamento via PIX.
Embora inicialmente a ferramenta atenda operações com ações, BDRs, ETFs e fundos imobiliários, há planos de expansão. A próxima fase prevê a automatização do preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda e a inclusão de operações com futuros de índice e dólar.
Colaborou: Renata Duque.