Luiz Barsi, renomado megainvestidor brasileiro e frequentemente comparado a Warren Buffet devido sua filosofia de investimento de valor e foco no longo prazo, trilhou um caminho notável da pobreza à riqueza. Mas como ele conseguiu esse feito?
Leia também
Nesta reportagem explicamos que, aos 83 anos, Luiz Barsi é considerado o maior investidor pessoa física da B3, a bolsa de valores brasileira, com um patrimônio estimado em R$ 2 bilhões apenas em ações, conforme afirma a Revista Forbes.
Barsi cresceu no bairro do Brás, em São Paulo, e começou a trabalhar como alfaiate e engraxate para ajudar em casa. Seu interesse pelo mercado financeiro teve início na década de 1960, quando começou a trabalhar em uma corretora de valores. Foi então que ele fez um curso técnico em contabilidade e começou a investir o que sobrava de seu salário em ações, num tempo em que a bolsa brasileira contava com poucas empresas de capital aberto.
Publicidade
Desde 1970, ele adota a estratégia da “carteira de ações previdenciária”, focando em investimentos de longo prazo e na compra de ações de empresas que pagam dividendos.
Para aumentar seus dividendos, Barsi busca adquirir uma grande quantidade de ações, focando em empresas com baixo valor de mercado. Ao longo de sua trajetória na Bolsa, ele aprendeu que disciplina e paciência são essenciais para o sucesso nos investimentos.
Colaborou: Gabrielly Bento.