Vai pedir demissão em maio? Escolher o dia certo pode aumentar sua rescisão
Foto: Adobe Stock
Com o mês de maio avançando, muitos trabalhadores começam a planejar mudanças na carreira — e entre elas, o pedido de demissão pode estar nos planos. O que poucos sabem, no entanto, é que a data escolhida para oficializar a saída pode fazer uma grande diferença no valor das verbas rescisórias.
Sendo assim, o melhor dia para pedir demissão em maio de 2025 é após o dia 15, preferencialmente em uma segunda-feira.
A recomendação tem base no cálculo dos direitos trabalhistas proporcionais garantidos por lei. Segundo a legislação brasileira, ao pedir demissão, o empregado tem direito ao recebimento proporcional de férias e 13º salário. No entanto, só recebe o mês completo de proporcionalidade se permanecer empregado após o dia 15 de cada mês.
No caso específico de maio de 2025, o dia mais indicado para formalizar a demissão será 19 de maio, que é a segunda-feira subsequente ao dia 15.
Entenda o motivo:
1. Após o dia 15:
Se o trabalhador pedir demissão no dia 16 ou depois, ele garante o direito ao mês completo de proporcional de férias e 13º salário. Um pedido feito antes dessa data reduz os valores, já que a contagem não considera o mês corrente como integral.
2. Segunda-feira:
Solicitar desligamento da empresa em uma segunda-feira pode aumentar ainda mais o valor das verbas rescisórias. Isso porque, ao cumprir o aviso prévio, o empregado também recebe o Descanso Semanal Remunerado (DSR) referente ao sábado e domingo anteriores, o que resulta em uma remuneração um pouco maior.
Antes de tomar a decisão da demissão, é sempre importante fazer uma simulação dos valores que você tem a receber, considerar o cumprimento ou não do aviso prévio e, se possível, buscar orientação profissional para garantir seus direitos.