Radar da Imprensa

Planos de Previdência Privada têm novas regras; confira detalhes

Investidores têm a oportunidade de otimizar suas escolhas tributárias

Planos de Previdência Privada têm novas regras; confira detalhes
Planos de Previdência Privada tem novas regras. Foto: Envato Elements

Uma recente legislação trouxe mudanças significativas para quem possui ou planeja contratar planos de previdência privada.

Anteriormente, a escolha entre tributação progressiva ou regressiva era feita no momento da contratação do plano. Agora, investidores têm a flexibilidade de decidir entre as opções no momento do resgate do patrimônio.

De acordo com Rádio Senado, a nova regra será válida até mesmo para aqueles que já fizeram a escolha na contratação e a reconsideram, podendo optar por uma tributação mais vantajosa no momento do resgate.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Entenda mais sobre as tributações:

A tributação progressiva oferece isenção ou uma tributação de 7,5%, sendo vantajosa para aqueles que almejam uma aposentadoria com uma renda mais modesta. Em contrapartida, a tributação regressiva segue a tabela atual do imposto de renda, com alíquotas decrescentes ao longo do tempo, atingindo o mínimo de 10% após dez anos de investimento.

A colunista Luciana Seabra, em texto para o E-Investidor, explora mais sobre as tributações e a sua aplicação conforme as novas regras da Previdência Privada.

Tal alteração na legislação oferece aos investidores maior flexibilidade e a oportunidade de reavaliar suas escolhas tributárias, permitindo ajustar essa escolha conforme as circunstâncias financeiras e a necessidade de cada investidor.

Colaboração: Renata Duque.

Publicidade