Confira a lista do Farmácia Popular. Foto: Adobe Stock
O programa Farmácia Popular é uma das principais iniciativas do governo brasileiro para garantir o acesso gratuito ou com desconto a medicamentos essenciais. A proposta do programa é facilitar a vida de quem precisa de tratamento contínuo e nem sempre tem condições de arcar com os custos.
Quais medicamentos são distribuídos gratuitamente pela Farmácia Popular?
Criado para atender especialmente quem sofre com doenças crônicas, o programa Farmácia Popular distribui gratuitamente remédios para hipertensão, diabetes, asma, além de disponibilizar anticoncepcionais e itens de higiene íntima.
Asma: Salbutamol; Beclometasona; Brometo de ipratrópio.
Anticoncepcionais: Etinilestradiol com levonorgestrel; Noretisterona; Injeções trimestrais como o acetato de medroxiprogesterona.
Além disso, o programa cobre medicamentos para colesterol alto (sinvastatina), osteoporose (alendronato de sódio), doença de Parkinson, glaucoma, rinite alérgica e oferece até fraldas geriátricas e absorventes menstruais em determinadas unidades. Confira aqui a lista completa.
Farmácia Popular. Foto: Divulgação Ministério da Saúde
Como retirar os remédios pela Farmácia Popular?
Para ter acesso aos medicamentos pelo programa Farmácia Popular, o processo é simples:
Vá até uma farmácia conveniada ao programa Farmácia Popular;
Leve um documento de identidade com foto e o CPF;
Apresente uma receita médica válida (do SUS ou da rede privada). A receita tem validade de até 180 dias.
Em caso de pessoa acamada ou que não pode comparecer à farmácia, é possível que um representante legal ou procurador faça a retirada dos medicamentos. Conforme o Ministério da Saúde, neste caso, é necessário, além do documento do paciente e a receita médica, também será necessário documento que comprove a representação legal e documento oficial com foto e CPF.
Onde encontrar um Farmácia Popular?
Nem todas as farmácias participam do programa. Para saber onde retirar os medicamentos, procure por estabelecimentos com a logomarca do programa Farmácia Popular ou consulte no site oficial do Ministério da Saúde.