A Receita Federal abre no dia 22 de setembro, a partir das 10h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do IRPF (Imposto sobre a Renda de Pessoa Física) de 2023.
Leia também
Vale lembrar que as consultas são sempre liberadas uma semana antes do pagamento ser efetuado. Ou seja, a consulta acontece no dia 22, já que o pagamento do 5º lote está marcado para o dia 29 de setembro.
Para receber a restituição do IR é necessário saber se ela está disponível. Para isso, basta acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.
Publicidade
A página também mostrará caso haja alguma pendência na declaração. Nessa hipótese, o contribuinte deverá retificar a declaração, corrigindo as informações erradas. Confira nesta reportagem o que fazer caso tenha caído na malha fina.
Também é possível consultar todas as informações sobre o Imposto de Renda no aplicativo da Receita Federal para Android e Smartphone.
Os pagamentos são feitos na conta corrente informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Em caso de divergências (quando há desativação da conta, por exemplo), a quantia fica disponível para resgate por até 12 meses e deve ser feita junto ao Banco do Brasil (BB).
Relembre o calendário de restituições do IR 2023
- 1º lote: 31 de maio (prazo para entrega da declaração) – pago;
- 2º lote: 30 de junho – pago;
- 3º lote: 31 de julho – pago;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Pagamento do 4º lote
A consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda já está disponível no site da Receita Federal desde quinta-feira (24). Este será o penúltimo lote a ser distribuído pelo fisco em 2023. O depósito dos valores, por sua vez, está programado para o dia 31 de agosto.
Nesta etapa, um total de 6,1 milhões de contribuintes serão contemplados, somando um montante de R$ 7,5 bilhões em restituições. A próxima e última distribuição será realizada no dia 29 de setembro.
Colaborou: Vitória Tedeschi.