Últimas notícias

Ação da Vale precifica efeito de US$18 bi por danos e há espaço para novas altas, diz BTG

Ação da Vale precifica efeito de US$18 bi por danos e há espaço para novas altas, diz BTG
Foto: Denis Balibouse/Reuters
  • O cálculo sobre a precificação de danos está baseado em um múltiplo de 4,5 vezes a meta de Ebitda para 2021.

(Reuters) – As ações da Vale precificam um efeito monetário de danos relacionados a risco de volume de produção, provisões adicionais, questões de ESG, entre outros, de cerca de 18 bilhões de dólares, segundo estimativas de analistas do BTG Pactual, em relatório nesta quarta-feira.

Assim, mesmo um acordo bilionário pelo desastre de Brumadinho (MG) poderia representar uma fração dos danos precificados, o que dá espaço para as ações da empresa continuarem se valorizando, após um recorde histórico marcado pelo papel na segunda-feira, acrescentou a análise do banco.

O cálculo sobre a precificação de danos, segundo Leonardo Correa e Caio Greiner, está baseado em um múltiplo de 4,5 vezes a meta de Ebitda para 2021, que, na visão deles, ainda reflete um nível de risco elevado, bem como desconto relevante em relação a mineradoras australianas e níveis históricos de negociação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Assim, mesmo que a Vale acrescente provisões e faça um acordo com o governo de Minas Gerais, no valor de cerca de 4 bilhões de dólares (cerca de 21 bilhões de reais), isso ainda seria apenas uma fração do dano precificado na ação –‘apenas’ 25%-30%”, avaliam.

Uma audiência entre representantes do governo e da mineradora sobre reparações pelo desastre de Brumadinho (MG) em 2019, que matou cerca de 270 pessoas, foi realizada na terça-feira, mas não chegou a consenso.

De acordo com o secretário-geral do Estado, Mateus Simões, o governo mineiro considerou a proposta da Vale de um acordo global de cerca de 21 bilhões de reais longe do esperado. Uma nova reunião foi marcada para 9 de dezembro.

Nesse cenário, a equipe do BTG afirma acreditar que as ações podem continuar se valorizando, mesmo se a Vale fechar um negócio multibilionário com o governo, já que alguém poderia argumentar a favor de um ‘re-rating’.

Correa e Greiner relatam que muitos observadores considerariam um acordo com as autoridades um catalisador para os papéis, “já que todas as questões seriam resolvidas e, finalmente, a página seria virada”.

Publicidade

Em relatório a clientes nesta quarta-feira, o BTG reiterou recomendação de ‘compra’ para os papéis, argumentando que os mesmos estão subvalorizados. O preço-alvo dos analistas para os ADRs da Vale é de 14 dólares.

Por volta de 15:10, as ações da mineradora negociadas na bolsa paulista operavam praticamente estáveis, a 66,95 reais, após renovarem máxima histórica na véspera, enquanto o Ibovespa perdia 0,4%. Em Nova York, os American Depositary Receipts (ADR) da companhia subiam 0,6%, a 12,64 dólares.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos