• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Total de agentes autônomos no Brasil cresce mais de 50% em um ano

Por E-Investidor

06/08/2021 | 18:00 Atualização: 06/08/2021 | 17:20

(Foto: Divulgação B3)
(Foto: Divulgação B3)

(Estadão Conteúdo) – Não foram apenas os investidores pessoas físicas que se multiplicaram no mercado brasileiro. Os agentes autônomos de investimentos – profissionais responsáveis por captar clientes, oferecer produtos e auxiliar nas operações – também se proliferaram.

Leia mais:
  • As cinco criptomoedas que mais valorizaram em julho
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dados da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord) mostram que o País tinha 12.242 agentes autônomos em junho, 51% a mais em relação ao mesmo período do ano passado (8.107).

Orlando Junior, responsável pela área de certificação e credenciamento de agentes autônomos da Ancord, explica que os dados se referem a pessoas físicas, vinculadas a uma alguma instituição financeira, especialmente corretoras de valores. Ele afirma que o mercado de agentes autônomos cresce em ritmo acelerado há alguns anos, mas que acelerou durante a pandemia. A queda da taxa básica de juros foi um fator relevante, ao incentivar investidores a buscarem assessoria e produtos financeiros mais rentáveis.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O mercado de Bolsa oscilava entre 500 mil a 600 mil pessoas físicas até 2018. Hoje, temos mais de 3 milhões de investidores pessoas físicas na Bolsa. As pessoas também tiveram na pandemia mais tempo disponível para olhar investimentos, tomar decisões. E o agente autônomo está na ponta desse mercado para trazer essa informação, levar produtos para esses investidores interessados”, diz, acrescentando que cerca de 3 mil agentes autônomos devem ser credenciados e vinculados a corretoras até o fim do ano.

Além do crescimento mais acelerado, os agentes autônomos seriam profissionais cada vez mais qualificados. Para realizar a prova da Ancord, necessária para a certificação na profissão, basta apresentar o diploma de Ensino Médio. Segundo Orlando Junior, porém, a maioria dos novos cadastrados tem ensino superior completo (62% do total da base), pós-graduação (pouco mais de 20% do total) ou mais (4% do total). “A regulação diz que basta o ensino médio, mas o mercado exige qualificação maior. Só 2% dos profissionais só têm ensino médio”, afirma o diretor.

Diego Ramiro, presidente da Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (Abaai), acredita que a maior qualificação tem relação com a migração de profissionais de bancos para as assessorias de investimento, como gerentes bancários. Essa migração reflete o potencial de remuneração do mercado de agentes autônomos e a tendência de fechamento de agências bancárias. Levantamento do Dieese mostra que bancos fecharam mais de 1.300 agências e eliminaram cerca de 13 mil postos de trabalho no ano passado.

“No passado, um bancário dificilmente trocaria bancos tradicionais para trabalhar como agente autônomo. Hoje, porém, está cada vez mais claro que é possível ganhar mais dinheiro com a assessoria de investimento. Os próprios bancos tradicionais estão começando a trabalhar com isso”, disse Ramiro, que é diretor da Miura Agente Autônomo, vinculada ao BTG Pactual. “Dois anos e meio atrás, o BTG não estava nesse mercado.”

Publicidade

O mercado de agentes autônomos pode ter seu crescimento acelerado ainda mais nos próximos meses. Na semana que vem, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai colocar em audiência pública a proposta sobre o novo regime dos agentes autônomos. A CVM ainda não detalhou o que mudará na regra, mas a expectativa do mercado é pelo fim da regra de exclusividade na distribuição de valores mobiliários. Os agentes hoje só podem distribuir algumas classes de ativos – como ações e debêntures – por uma corretora exclusiva.

A atual regulação dos agentes autônomos foi criada em 2011, quando esses profissionais eram alvos frequentes de denúncias por irregularidades no mercado, como a execução de ordens sem autorização do investidor. Por isso, a CVM criou a regra de exclusividade, para gerar responsabilidade das corretoras em relação a eles. Com o amadurecimento do mercado, porém, houve a necessidade de reavaliar a exclusividade e outros temas pela CVM.

Outro tema é a flexibilização do regime societário dos agentes autônomos, atualmente restrito a sociedades simples. Essa regra, porém, pode eventualmente ser debatida. A Câmara concluiu na quinta-feira (5) a votação da medida provisória criada para desburocratizar o ambiente de negócios (MP 1040), que segue para sanção presidencial. O texto prevê acabar com a sociedade simples e a sociedade limitada, tornando todas as sociedades sujeitas às normas válidas para sociedades empresárias.

Ramiro aponta que as regras da CVM preveem que as empresas de agentes autônomos não podem ter sócios investidores, que não sejam credenciados como agentes autônomos. Ao tornar todas as sociedades sujeitas às normas válidas para sociedades empresariais, a MP 1040 cria um novo entendimento. “Isso abre possibilidade de atrair novos sócios e também elimina uma série de burocracias, inclusive de sucessão”, acrescenta o executivo.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Petróleo
Cotações
26/08/2025 16h38 (delay 15min)
Câmbio
26/08/2025 16h38 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Caso Banco Master leva FGC a limitar CDBs a 120% do CDI; veja como isso afeta a renda fixa

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 4

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 5

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Já está na hora de adotar um cachorro? Veja como planejar um orçamento familiar incluindo seu pet
Logo E-Investidor
Já está na hora de adotar um cachorro? Veja como planejar um orçamento familiar incluindo seu pet
Imagem principal sobre o Qual o segredo para ganhar na Lotofácil da Independência? Jogadora com diversos prêmios responde
Logo E-Investidor
Qual o segredo para ganhar na Lotofácil da Independência? Jogadora com diversos prêmios responde
Imagem principal sobre o Como ganhar prêmios em dinheiro com suas compras? Entenda a Nota Fiscal Mineira
Logo E-Investidor
Como ganhar prêmios em dinheiro com suas compras? Entenda a Nota Fiscal Mineira
Imagem principal sobre o Quanto custam os bonecos Labubu que dominam as redes sociais?
Logo E-Investidor
Quanto custam os bonecos Labubu que dominam as redes sociais?
Imagem principal sobre o 4 formas de ganhar dinheiro com o TikTok e fazer uma renda extra
Logo E-Investidor
4 formas de ganhar dinheiro com o TikTok e fazer uma renda extra
Imagem principal sobre o Quanto ganha a classe B no Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto ganha a classe B no Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda: veja quem pode sacar no 4º lote de 2025
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda: veja quem pode sacar no 4º lote de 2025
Imagem principal sobre o 6 profissões que permitem se aposentar aos 55 anos com benefício exclusivo
Logo E-Investidor
6 profissões que permitem se aposentar aos 55 anos com benefício exclusivo
Últimas: Tempo Real
Safra melhora recomendação para Ambev (ABEV3) e eleva preço-alvo da ação
Tempo Real
Safra melhora recomendação para Ambev (ABEV3) e eleva preço-alvo da ação

Banco projeta recuperação gradual no Brasil e crescimento nas operações internacionais, com custos ainda pressionados até 2026

26/08/2025 | 15h52 | Por Vinícius Novais
Tokenização de imóveis: Zuvia e B3 lançam operação inédita com rentabilidade de 1,6% ao mês
Tempo Real
Tokenização de imóveis: Zuvia e B3 lançam operação inédita com rentabilidade de 1,6% ao mês

Operação marca um novo capítulo no mercado de capitais brasileiro, com tokens imobiliários acessíveis a partir de R$ 25 e negociação direta na B3

26/08/2025 | 14h32 | Por Isabela Ortiz
Estreia da H&M no Brasil pode mexer com o varejo? Veja avaliação do BTG
Tempo Real
Estreia da H&M no Brasil pode mexer com o varejo? Veja avaliação do BTG

Um levantamento do BTG mostra que o preço médio da H&M no País fica entre os concorrentes locais e a Zara

26/08/2025 | 12h10 | Por Júlia Pestana
Ações da Trump Media saltam quase 6% após parceria com empresa de cripto
Tempo Real
Ações da Trump Media saltam quase 6% após parceria com empresa de cripto

Trump Media é a empresa dona da Truth Social, ligada ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump

26/08/2025 | 11h54 | Por Pedro Lima

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador