Últimas notícias

Argentina negocia novo acordo financeiro com a China; veja detalhes

A negociação pode beneficiar ambos os lados; saiba como

Argentina negocia novo acordo financeiro com a China; veja detalhes
Argentina negocia swap cambial com a China (Foto: Freepik)

A Argentina está em negociação para expandir seu acordo de linha de swap cambial com a China. Atualmente, o país sul-americano tem acesso a cerca de US$ 5 bilhões no atual acordo de swap cambial com o país chinês. Agora, o governo quer discutir a possibilidade de aumentar esse montante e assinar um novo acordo até o final do mês.

De acordo com fonte do site Reuters, o Banco Central negocia a renovação do acordo para que o Ministro da Economia, Sergio Massa, e o Presidente do Banco Central, Miguel Pesce, possam assinar durante a viagem à China entre 29 de maio e 4 de junho.

Por enquanto, os detalhes da negociação não foram divulgados. A Argentina tem interesse em expandir a negociação para ampliar sua reserva pensando em futuros pagamentos, já que enfrenta uma queda nas reservas estrangeiras por conta de crise na agricultura, inflação anual de 109% e a incerteza política antes das eleições.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por sua vez, a China tem interesse em divulgar o uso de sua moeda, yuan, como moeda internacional em rivalidade ao dólar dos Estados Unidos.