Últimas notícias

BC da China promete ajuda contra problemas causados pela pandemia

As observações vieram depois que um órgão decisório do Partido Comunista também prometeu apoiar a economia

BC da China promete ajuda contra problemas causados pela pandemia
Foto: Pixabay

O banco central da China prometeu nesta quarta-feira suporte de política monetária para garantir liquidez ampla, ajudar as empresas gravemente atingidas pelo último surto de Covid-19 no país e apoiar a recuperação do consumo.

As observações vieram depois que um alto órgão decisório do Partido Comunista também prometeu, na semana passada, apoiar a economia.

“(Não devemos) perder tempo planejando ferramentas políticas incrementais para sustentar o crescimento econômico constante, estabilizar empregos e preços … para proporcionar um ambiente monetário e financeiro justo”, disse o Banco do Povo da China em uma declaração nesta quarta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ele não detalhou as medidas que poderia tomar.

As instituições financeiras deveriam visar atender às necessidades da economia real, disse o banco central, tais como aumentar o financiamento para pequenas empresas com custos mais baixos, ajudar as empresas de importação e exportação, bem como o setor de serviços e as empresas de aviação que foram gravemente afetadas pela pandemia.

O banco também pediu um crescimento “estável e ordenado” no financiamento do setor imobiliário, que tem experimentado uma desaceleração prolongada nos últimos meses.

Economistas dizem que a meta de crescimento econômico de Pequim de cerca de 5,5% este ano será difícil de ser atingida sem um estímulo significativo, pois os lockdowns e outras restrições para combater a pandemia causam estragos nas cadeias de abastecimento.