Últimas notícias

BC vai exigir que bancos adotem ações de educação financeira; entenda

Medidas devem entrar em vigor a partir de 1º de julho de 2024

BC vai exigir que bancos adotem ações de educação financeira; entenda
BC cria regras para exigir que bancos tenham programa de educação financeira voltado a clientes. Foto: Envato Elements
  • O Banco Central publicou a Resolução Conjunta número 8, que define ações de educação financeira a serem adotadas por bancos
  • De acordo com a norma, os bancos devem realizar medidas que contribuam para a organização do orçamento pessoal e familiar dos brasileiros
  • A iniciativa busca prevenir problemas como o superendividamento e tem entrada em vigor prevista para 1º de julho de 2024

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicaram na quinta-feira (21) a Resolução Conjunta número 8, que tem por objetivo definir ações relacionadas à educação financeira a serem adotadas por bancos. A iniciativa busca prevenir problemas como o superendividamento e tem entrada em vigor prevista para 1º de julho de 2024.

De acordo com a norma, as instituições participantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) devem realizar medidas que contribuam para a organização do orçamento pessoal e familiar dos brasileiros. Outro foco é o desenvolvimento de ferramentas que proporcionem aos clientes a formação de poupança e a resiliência financeira (capacidade de se recuperar de dificuldades financeiras momentâneas), prevenindo a inadimplência.

Para implementar ações de educação financeira, os objetivos previstos na Resolução devem considerar as diversas fases de relacionamento das instituições com seus clientes. As medidas a serem adotadas também precisam ser compatíveis com o modelo de negócio, a natureza das atividades da instituição e a complexidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como forma de assegurar a concretização das normas da Resolução, o BC deve instituir mecanismos de acompanhamento e controle da política de educação financeira, inclusive por meio de métricas e indicadores adequados, que possibilitem a identificação e correção de eventuais ineficiências.

A iniciativa também determina a indicação de um diretor responsável em cada instituição pelo cumprimento das ações de educação financeira, a fim de proporcionar maior capacidade de sua implementação e de acompanhamento por parte do BC.

A Resolução vem em meio às discussões do mercado financeiro sobre o rotativo do cartão de crédito. Na quinta-feira (21), o CMN decidiu que os juros de fatura parcelada e do rotativo de cartão não poderão ultrapassar 100% da dívida. A decisão entra em vigor a partir de janeiro. Veja mais detalhes nesta matéria.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos