Últimas notícias

BC: inadimplência média no crédito livre fica em 3,5% em abril

No caso das empresas, se manteve em 1,7% no período

BC: inadimplência média no crédito livre fica em 3,5% em abril
As metas da taxa Selic são definidas pelo Copom, órgão ligado ao Banco Central do Brasil. (Fonte: Governo do Brasil/Reprodução)

A taxa de inadimplência nas operações de crédito livre com os bancos passou de 3,4% para 3,5% de março para abril, informou há pouco o Banco Central. Em fevereiro, era de 3,3%.

Para as pessoas físicas, a taxa de inadimplência passou de 4,9% para 5,0% de um mês para o outro. No caso das empresas, se manteve em 1,7% no período. Em fevereiro, as taxas eram de 4,7% e 1,5%, nessa ordem.

A inadimplência do crédito direcionado (recursos da poupança e do BNDES) passou de 1,4% para 1,3% em abril ante março. Em fevereiro, era de 1,4%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já o dado que considera o crédito livre mais o direcionado mostra que a taxa de inadimplência variou de 2,6% em março para 2,7% em abril. Em fevereiro, estava em 2,5%. Após o fim da greve dos servidores do BC, no início do mês, o órgão começou hoje a atualizar as estatísticas de crédito, com os dados de março e abril. Mas as informações continuam defasadas, uma vez que, neste momento, já deveriam estar disponíveis as estatísticas até junho. Segundo o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, a expectativa é que os dados do quinto e do sexto mês sejam publicados em agosto.