• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

BC sinaliza Selic acima de 8,5% para domar a inflação

O entendimento é de que o nível final da Selic é mais importante do que um eventual ajuste no ritmo de aperto

Por Reuters

30/09/2021 | 15:40 Atualização: 30/09/2021 | 15:40

Edifício sede do 
Banco Central, em Brasília. (Foto: André Dusek/Estadão)
Edifício sede do Banco Central, em Brasília. (Foto: André Dusek/Estadão)

O Banco Central sinalizou nesta quinta-feira (30) que levará a taxa básica de juros para além do patamar de 8,5% em sua tarefa de domar a persistente inflação no Brasil, com o entendimento de que o nível final da Selic é mais importante do que um eventual ajuste no ritmo de aperto.

Leia mais:
  • Setubal: BC errou em colocar juros em 2% e precisa subir taxa rápido
  • E-Investidor estreia websérie Papo, Café & Lucros. Assista!
  • Ata do Copom: ciclo de alta da Selic poderá ser mais longo
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As indicações foram dadas pelo presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, em coletiva de imprensa após a publicação do Relatório Trimestral de Inflação.

Atualmente, os juros básicos estão em 6,25%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC revelou que ponderou subir os juros para além do ajuste de 1 ponto que acabou adotando na semana passada, mas chegou à conclusão que, considerando o cenário de incertezas sobre os choques na inflação, era melhor aumentar o ciclo de aperto na Selic para patamar “significativamente contracionista”.

Segundo Campos Neto, o termo “significativamente” contracionista utilizado na ata se refere ao nível final da Selic, numa pista de que a taxa básica ficará mais alta no término deste processo.

“Quando nós olhamos o que influencia no horizonte relevante, a Selic terminal é mais importante que o pace (ritmo de alta) em si”, afirmou ele.

O presidente do BC frisou que, com isso, o BC ganha tempo, com a coleta de dados e informação nos próximos meses sendo importante para determinar o ponto de chegada da taxa.

Publicidade

“O que eu posso dizer é que a Selic vai terminar onde ela tiver que terminar para que nós consigamos atingir a nossa meta”, disse Campos Neto, reiterando que o BC mira o horizonte relevante – ou seja, os anos de 2022 e 2023.

Kanczuk foi um pouco mais explícito. O diretor explicou que, na sua decisão de política monetária da semana passada, o BC considerou em seu cenário básico que a Selic chegaria a 8,5% no final do ciclo de aperto monetário, número previsto na pesquisa Focus. Com esse pressuposto, no entanto, o IPCA fica ligeiramente acima do centro da meta (em 3,7%)em 2022.

“Então eu tenho que ir além desse perfil da Selic. Eu tenho que ser mais contracionista”, disse o diretor.

A conta mais recente do mercado para a inflação no ano que vem é de alta de 4,12%, conforme boletim Focus, ao passo que o BC vê o número em 3,7% em seu cenário básico. A meta central para o próximo ano é de IPCA em 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Publicidade

Para 2023, economistas projetam elevação do IPCA de 3,25%, em linha com estimativa do BC de 3,2% e com a meta de 3,25%, também com banda de 1,5 ponto.

Campos Neto também buscou esclarecer que, quando o BC mencionou que a política monetária já estava em território contracionista, fez um exercício de olhar, no dia do Copom, a Selic Focus de um ano com o IPCA de um ano e comparar com a taxa neutra de 3%.

Ele afirmou ainda que não teria como elaborar qual seria a Selic no encerramento do ciclo de aperto.

De acordo com Campos Neto, a mudança na linguagem do BC quanto ao alongamento desse processo de alta nos juros decorre da percepção que alguns fatores inflacionários eram vistos como temporários anteriormente, mas são agora encarados como mais persistentes.

Publicidade

“Essa persistência tem contaminado outras partes, outros índices de inflação, inclusive com os núcleos rodando bem acima das metas. Esse ajuste é necessário para fazer com que isso seja endereçado”, disse.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copom
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Inflação
  • Taxa Selic
Cotações
26/05/2026 14h32 (delay 15min)
Câmbio
26/05/2026 14h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    87 FIDCs aparecem em onda de recuperações judiciais; veja os impactos para os fundos

  • 2

    Ibovespa sobe com alívio global após avanço nas nеgociações entre EUA e Irã; dólar cai

  • 3

    Dólar abaixo de R$ 5? Mercado divide apostas sobre futuro do câmbio em ano eleitoral

  • 4

    Envelhecimento dos baby boomers cria ‘tsunami prateado’ e aquece mercado imobiliário nos EUA

  • 5

    Tokenização tem potencial, mas precisa se materializar para investidor, diz gestora da 21Shares

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Imagem principal sobre o Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Logo E-Investidor
Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Imagem principal sobre o Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Logo E-Investidor
Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Imagem principal sobre o FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Logo E-Investidor
FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Imagem principal sobre o Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Logo E-Investidor
Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Imagem principal sobre o MEC Livros: passo a passo para encontrar um livro gratuito na plataforma
Logo E-Investidor
MEC Livros: passo a passo para encontrar um livro gratuito na plataforma
Últimas: Tempo Real
Tesouro paga até IPCA + 7,95%, enquanto novo Reserva ganha espaço com liquidez total
Tempo Real
Tesouro paga até IPCA + 7,95%, enquanto novo Reserva ganha espaço com liquidez total

Títulos atrelados à inflação pagam prêmios elevados, enquanto novo produto sem marcação a mercado atrai investidor mais conservador

26/05/2026 | 11h23 | Por Isabela Ortiz
Ecopetrol tenta assumir controle da Brava Energia (BRAV3) com oferta de ações
Tempo Real
Ecopetrol tenta assumir controle da Brava Energia (BRAV3) com oferta de ações

Com OPA (oferta pública de aquisição), empresa colombiana passará a deter 51% do capital social da Brava

26/05/2026 | 10h21 | Por Beth Moreira
Itaúsa (ITSA4) entra na disputa por fatia da Copasa (CSMG3) com sócios da Aegea
Tempo Real
Itaúsa (ITSA4) entra na disputa por fatia da Copasa (CSMG3) com sócios da Aegea

Proposta envolve fatia avaliada em cerca de R$ 6 bilhões e reforça parceria com sócios da Aegea

26/05/2026 | 09h58 | Por Elisa Calmon e Camila Vech
São Martinho (SMTO3) tem salto no lucro com recuperação do açúcar após queimadas
Tempo Real
São Martinho (SMTO3) tem salto no lucro com recuperação do açúcar após queimadas

Resultado reflete aumento de volumes e melhora no mix, após impactos das queimadas na safra anterior

26/05/2026 | 09h12 | Por Leandro Silveira

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador