Últimas notícias

BCE: alta em energia representa ‘choque significativo’ para oferta

A perda potencial de produção na zona do euro pode ser de 0,8% no médio prazo, calculam os economistas

BCE: alta em energia representa ‘choque significativo’ para oferta
Sede do BCE em Frankfurt 15/01/2009. REUTERS/Kai Pfaffenbach

(Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) – O Banco Central Europeu (BCE) destaca o fato de que a alta recente nos preços de energia representa um “choque significativo na oferta”, o que poderia provocar um impacto na produção potencial da economia da zona do euro. A instituição diz que uma alta de 1% nos preços do petróleo implicaria um recuo no nível da produção potencial da zona do euro de cerca de 0,02%, no médio prazo.

A conclusão está em boletim publicado hoje por Julien Le Roux, Béla Szörfi e Marco Weissler. O trio cita projeções recentes do próprio BCE, segundo as quais os preços do petróleo em dólares entre 2022 e 2024 devem ser 40% mais elevados do que no período entre 2017 e 2019, antes da pandemia da covid-19. Em porcentagem, o choque não é tão grande quanto em 1973 e 1979, comparam. Como a atual elevação nos preços de energia, e do petróleo em particular, reflete em fatores do lado da oferta, isso poderia também afetar a produção potencial, com implicações para as pressões inflacionárias, apontam os economistas.

O trio argumenta, porém, que não há evidência empírica de que os choques nos preços do petróleo tenham um efeito duradouro na produção potencial. No nível atual dos preços, a perda potencial de produção na zona do euro pode ser estimada no médio prazo em 0,8%, calculam os economistas. Mas eles ressaltam a grande incerteza atual, com mudanças potenciais em variáveis como tecnologias de produção, alternativas viáveis verdes, entre outros pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos