Últimas notícias

Blockchain veio pra ficar, mas há preocupação, diz Campos Neto

O presidente do BC afirmou que o órgão também tem monitorado o uso de criptoativos em fraudes de importações

Blockchain veio pra ficar, mas há preocupação, diz Campos Neto
Novo blockchain da TerraUSD será construído sem o token que quase perdeu seu valor total nos últimos dias – Foto: Envato Elements

Por Eduardo Rodrigues e Thaís Barcellos – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse há pouco que o desenvolvimento dos criptoativos podem trazer um grande ganho de tecnologia não apenas para o sistema financeiro, como também para processos industriais.

“O blockchain é uma tecnologia que veio para ficar, mas temos visto uma preocupação grande com os criptoativos. Um problema é a concentração da custódia, com 80% das criptomoedas estão concentradas em quatro empresas“, afirmou, em audiência pública extraordinária na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

Campos Neto lembrou que os projetos de regulamentação de criptoativos que tramitam no Congresso permitirão ao BC fiscalizar as corretoras, exigindo sede no Brasil e verificando se possuem lastro. “Gostamos das duas versões de projetos sobre regulação de criptomoedas, tanto o da Câmara quanto o do Senado. Depois teremos outra versão de projeto de criptomoedas para complementar”, adiantou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente do BC afirmou que o órgão também tem monitorado o uso de criptoativos em fraudes de importações, por meio de operações cambiais de menor valor, depois complementadas por meio de criptomoedas sem declaração.