Os mercados acionários europeus fecharam em alta, em dia sem pregões no Reino Unido devido a um feriado nacional. O desempenho positivo do mercado acionários europeu vem em momento de poucos drivers e liquidez limitada, após a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, não trazer novos sinais negativos em seu discurso na sexta-feira em Jackson Hole, e depois do governo da China anunciar novo estímulo ao mercado acionário local.
Leia também
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,03%, a 15.792,61 pontos. O CAC 40, em Paris, teve alta de 1,32%, a 7.324,71 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 1,19%, a 28.544,56 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 cresceu 1,95%, a 9.520,90 pontos.
Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,52%, a 6.152,91 pontos. As cotações são preliminares. Segundo especialistas, o estímulo anunciado pela China não muda o panorama geral, mas conteve o pessimismo do mercado hoje.”As reduções do imposto e a suspensão de novas listagens proporcionaram, no passado, apenas um impulso temporário aos mercados, e não uma reviravolta fundamental”, afirmou Wei He, da Gavekal Dragonomics, numa nota aos clientes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os papéis da Lufthansa subiram 2,22% na bolsa de Frankfurt, os da Air France cresceram 2,59% na bolsa de Paris, e os da SAS Group tiveram alta de 1,01% em Estocolmo. As companhias aéreas sobem mesmo após uma grande quantia de voos atrasarem no Reino Unido e impactando viagens em outros países da Europa. Hoje, a China anunciou o fim da obrigatoriedade de testes de covid para turistas entrarem no país.
Também hoje, o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, indicou que o país pode cortar impostos sobre produção em 2024 em até 1 bilhão de euros.