Tempo Real

Bolsas da Ásia: Tóquio sobe após decisão sobre juros do BoJ e Taiwan tem 3º dia seguido de alta

Veja os destaques do pregão positivo no continente nesta sexta-feira (14)

Bolsas da Ásia: Tóquio sobe após decisão sobre juros do BoJ e Taiwan tem 3º dia seguido de alta
Edifício Kabuto One, em Tóquio. (Imagem: Ned Snowman em Adobe Stock)

As bolsas asiáticas hoje fecharam majoritariamente em alta, com a de Tóquio se recuperando após o Banco do Japão (BoJ) manter o atual volume de compras de títulos do governo japonês (JGBs) por enquanto.

O índice Nikkei subiu 0,24% em Tóquio, a 38.814,56 pontos, revertendo perdas da abertura desta sexta-feira (14), após o BoJ não apenas deixar seu juro básico inalterado, mas também decidir que seguirá comprando JGBs no ritmo atual. O Banco Central japonês sinalizou que pretende reduzir as aquisições dos títulos, mas que detalhes só serão definidos em sua próxima reunião, no fim de julho.

Em outras partes da Ásia, o Taiex liderou os ganhos pelo terceiro pregão consecutivo, com alta de 0,86% em Taiwan, à nova máxima histórica de 22.504,72 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 0,13% em Seul, a 2.758,42 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na China continental, as bolsas tiveram desempenho levemente positivo, com a ajuda de ações de incorporadoras e de hardware. O Xangai Composto subiu 0,12%, a 3.032,63 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto mostrou alta de 0,37%, a 1.689,63 pontos. Há expectativa de que o banco central chinês (PBoC) define a taxa de juros de sua linha de crédito de médio prazo no fim de semana.

Exceção na região asiática, o Hang Seng caiu 0,94% em Hong Kong, a 17.941,78 pontos, pressionado por ações dos setores varejista e biofarmacêutico.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, após breve recuperação ontem, em meio à fraqueza de ações ligadas a commodities. O S&P/ASX 200 caiu 0,33% em Sydney, a 7.724.30 pontos.