Publicidade

Mercado

Bolsas da Ásia: inflação na China e sinais sobre juros no Japão direcionam o mercado

Na China, desenvolvedoras de games e fabricantes de ônibus estiveram entre os destaques; em Tóquio, o varejo

Bolsas da Ásia: inflação na China e sinais sobre juros no Japão direcionam o mercado
(Foto: Envato Elements)

Os mercados acionários da Ásia registraram ganhos nesta sexta-feira (9) em um pregão em que os investidores avaliaram números da inflação da China e no Japão, além de declarações do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que sinaliza para manutenção de postura relaxada na política monetária, o que apoia os mercados em geral.

Na agenda de indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 0,2% em maio, na comparação anual, abaixo do esperado, com recuo de 0,2% ante o mês anterior. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 4,6% na comparação anual em maio, acima do previsto.

No mercado acionário chinês, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,55%, em 3.231,41 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, avançou 0,71%, a 2.006,45 pontos. Desenvolvedoras de games e fabricantes de ônibus estiveram entre os destaques. A Pantheon comentava que a inflação ao consumidor reflete gastos fracos no país, no contexto atual, e projeta que ela continuará fraca neste ano.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei registrou alta de 1,97%, a 32.265,17 pontos. Ações ligadas ao varejo estiveram entre os destaques, com menores temores de aperto político entre bancos centrais, entre eles o BoJ. Entre os papéis em foco, Marubeni subiu 4,6% e Fast Retailing, também 4,6%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com ganho de 0,53%, em 19.042,00 pontos. Em Taiwan, o Taiex avançou 0,91%, a 16.886,40 pontos. Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 1,16%, a 2.641,16 pontos. Ações ligadas a microchips e a baterias estiveram em destaque em Seul, com a fabricante de chips SK Hynix em alta de 5,2% e a fabricante de baterias para veículos elétricos LG Energy Solution, de 3,1%.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice ASX/S&P 200 fechou em alta de 0,32%, em 7.122,50 pontos, mas encerrou sua terceira semana seguida de baixas (queda de 0,3% nesta atual). Hoje, o setor financeiro exibiu sinal positivo. Entre outras ações em foco, as fornecedoras de software WiseTech e Xero subiram 2,6% e 2,7%, respectivamente.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
>