

As bolsas europeias hoje operam com viés negativo, seguindo o mau humor em Wall Street e nos mercados globais. Pesam nos índices acionários preocupações com a trajetória de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), rendimentos elevados de títulos soberanos ao redor do mundo e temores sobre a economia europeia.
Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta baixa de 0,87%, a 507,05 pontos. Entre os destaques, ações dos setores de tecnologia e saúde pressionam os índices.
Analista do Swissquote Ipek Ozkardeskaya avalia que o sentimento de risco está frágil no começo desta semana após o relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país (payroll) dos EUA afastar expectativas de cortes de juros pelo Fed. Na visão dela, o início da temporada de balanços e dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) dos EUA estarão em foco nesta semana, conforme investidores analisam se há persistência dos preços elevados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para o ING, uma inflação “teimosa” pode levar os já cautelosos dirigentes do banco central americano a optarem por uma pausa no ciclo de relaxamento monetário por tempo prolongado.
Nos mercados europeus, investidores ainda devem acompanhar a divulgação dos CPIs do Reino Unido, da Alemanha e da zona do euro ao longo da semana, além da publicação da ata do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira (16).
Nesta segunda-feira (13), o dirigente do BCE Olli Rehn (Finlândia) disse que a redução dos juros locais deve continuar independentemente da trajetória das taxas de juros do Fed. “A direção é clara e a escala e o ritmo de cortes de juros dependerá dos dados”, afirmou Rehn, em entrevista à Bloomberg TV. O economista-chefe do BCE, Philip Lane, defendeu a necessidade de encontrar um “meio termo” entre reduzir juros no bloco e controlar a inflação de serviços.
Desempenho das bolsas europeias: Londres, Paris, Frankfurt e mais
No começo da manhã (de Brasília), entre os principais mercados europeus hoje:
- a bolsa de Londres caía 0,35%;
- a bolsa de Paris cedia 0,88%;
- a bolsa de Frankfurt recuava 0,75%;
- em outros países da Europa, a bolsa de Milão exibia baixa de 1,06% e a de Madri caía 0,45% e Lisboa subia 0,47%.
Fique atento ao longo do dia para mais informações sobre as bolsas europeias hoje.