Últimas notícias

Cade recomenda fusão da Unidas pela Localiza e ações disparam

O órgão disse que a compra gera "riscos relevantes" para o ambiente competitivo no mercado de locação

Cade recomenda fusão da Unidas pela Localiza e ações disparam
Entrada de uma das unidades da Localiza. Foto: Divulgação/Localiza

(Reuters) – A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a aprovação da compra da Unidas pela Localiza, anunciada em 2020, mas com a adoção de remédios que mitiguem riscos concorrenciais.

Em despacho na segunda-feira, o órgão disse que a operação gera “riscos relevantes” para o ambiente competitivo no mercado de locação de veículos, pois a Localiza, líder desse segmento no Brasil, está comprando a Unidas, sua maior concorrente.

Outra preocupação refere-se ao contrato da Unidas com a norte-americana Vanguard Car Rental, segundo o qual a brasileira representa no país as marcas Alamo, Enterprise e National, além de proibir a Vanguard de operar no Brasil. Tal contrato, na visão do órgão, tem potencial de prejudicar a concorrência.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quanto aos segmentos relacionados à venda de veículos usados e à gestão e terceirização de frotas, a avaliação do Cade é de que não apresentam maiores preocupações do ponto de vista concorrencial.

“A Superintendência-Geral entendeu que o ato de concentração não pode ser aprovado da forma como foi apresentado ao órgão antitruste”, afirmou no despacho.

“Para minimizar os problemas concorrenciais identificados, recomendou ao Tribunal do Cade, responsável pela decisão final, que a aprovação da operação seja condicionada à celebração de Acordo em Controle de Concentrações (ACC), com remédios estruturais e comportamentais.”

Na visão de analistas do Credit Suisse, a decisão aumenta as chances de o negócio passar pelo órgão antitruste, mesmo que com remédios.

“De fato, os remédios sugeridos no relatório do GS são na verdade menos severos do que aqueles que incorporamos em nosso valuation, o que corrobora nossa recomendação ‘outperform’ para ambas as ações”, afirmaram em relatório a clientes.

Publicidade

Por volta de 10:35, as ações da Localiza disparavam 10,77%, a 61,40 reais, e os papéis da Unidas saltavam 9,52%, a 27,27 reais, melhores desempenhos do Ibovespa, que recuava 1,51%. No setor, Movida ON < subia 2,02%.

“Em contagem regressiva para a conclusão da fusão Localiza-Unidas”, escreveram analistas do Bradesco BBI, também afirmando que o Cade surpreendeu positivamente o mercado com restrições mais suaves do que o esperado para aprovar o acordo.

Eles destacaram que o Cade não solicitou à Localiza a venda da marca Unidas e nenhuma restrição foi imposta ao gerenciamento de frota e às lojas de seminovos, enquanto, entre as restrições, está a venda de parte da sua frota de aluguel e algumas lojas.

O Credit Suisse destacou que os remédios estruturais referentes à venda de parte da frota da Unidas (não divulgada), bem como de lojas de aluguel, afetarão 136 cidades e 38 aeroportos em todo o país.

A Localiza anunciou cerca de um ano atrás seus planos para comprar a Unidas por 12 bilhões de reais.

Publicidade

O Cade tem até o começo de janeiro para anunciar uma decisão sobre a operação.