Últimas notícias

Campos Neto fala de inflação em nível alto e prega vigilância

O presidente do BC argumentou que quase todos os países têm projeções de inflação acima de suas metas

Campos Neto fala de inflação em nível alto e prega vigilância
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

(Eduardo Rodrigues e Thaís Barcellos, Estadão Conteúdo) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse há pouco que a inflação brasileira está bastante pressionada e reforçou que a autoridade monetária está vigilante.

“Os preços administrados caem com medidas do governo, mas temos que ver no prazo mais longo. Os núcleos de inflação estão em níveis muito altos, por isso estamos vigilantes”, afirmou, em painel no Macro Day 2022, organizado pelo BTG Pactual.

Enquanto mercado segue elevando as projeções de inflação para 2023, Campos Neto reconheceu que há dificuldade para se calcular a inércia inflacionária para os próximos anos. “Medidas do governo geram inércia menor, mas precisamos qualificar inflação de médio prazo. Temos olhado com cuidado porque as estimativas mais longas estão descolando das projeções do BC”, acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente do BC argumentou que quase todos os países têm projeções de inflação acima de suas metas tanto em 2022 como em 2023. “Isso mostra o quanto o cenário atual é desafiador”, mas atuamos primeiro e de maneira mais forte, alegou.