O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) elevou suas taxas de juros em 50 pontos-base (pb), a 4,25%, e afirmou que segue com o aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) já em andamento, de olho nas taxas inflacionárias, no Produto Interno Bruto (PIB) do país e no mercado de trabalho.
Leia também
De acordo com comunicado sobre a decisão dos juros, com a inflação mundial generalizada e um PIB do terceiro trimestre no Canadá mais forte que o projetado, o banco central decidiu manter com sua política de QT. Entretanto, o BC canadense destaca que irá considerar se a taxa precisará subir ainda mais para trazer a oferta e a demanda de volta ao equilíbrio e fazer com que a inflação retorne à meta.
Segundo a autoridade monetária canadense, no geral, os dados apoiam a perspectiva do BC de que o crescimento vai estagnar até o final deste ano e o primeiro semestre do ano que vem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda, ele destaca que, embora as exportações de commodities tenham sido fortes, “há evidências crescentes de que uma política monetária mais restritiva está restringindo a demanda doméstica”, visto que o consumo moderou no terceiro trimestre e a atividade do mercado imobiliário continua em declínio.
O Banco ainda reforça o compromisso de alcançar a inflação à meta de 2%, restaurando estabilidade de preços. O BC diz que a inflação “ainda está muito elevada” e que as expectativas de curto prazo para ela também “permanecem elevadas”.
A próxima data prevista para anunciar a meta da taxa é 25 de janeiro. “O Banco publicará suas próximas perspectivas completas para a economia e inflação, incluindo riscos para a projeção”, informa.