• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Copom inicia reuniões com aposta de alta da Selic e “dois presidentes”; entenda

O Comitê encerra suas negociações na quarta (18) quando será definida a taxa básica de juros

Por Célia Froufe

17/09/2024 | 9:36 Atualização: 17/09/2024 | 9:36

Reunião de política monetária do Copom decide os rumos da Selic. (Foto: Adobe Stock)
Reunião de política monetária do Copom decide os rumos da Selic. (Foto: Adobe Stock)

Começa nesta terça-feira (17) a primeira parte da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que deve iniciar um ciclo de aperto dos juros. Pelo levantamento feito pelo Projeções Broadcast, 53 de 61 instituições financeiras consultadas projetam uma elevação da Selic para 10,75% ao ano, ou seja, uma alta de 0,25 ponto porcentual.

Leia mais:
  • Golpes via WhatsApp explodem. Veja como se proteger
  • Petrobras e outras 2 empresas remuneram acionistas; veja a lista completa
  • Quer ganhar em dólar? Saiba como investir em dívidas nos EUA
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O descolamento das expectativas de inflação em relação à meta tem sido apontado como o principal fator para o aumento da taxa, já que até os porta-vozes do BC têm dito que estão desconfortáveis com esse movimento – que não retrocede.

Para piorar, os agentes têm se mostrado ainda mais desconfiados em relação à questão fiscal, que, se por um lado pode ter ajudado o crescimento surpreendente do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre – veja aqui -, de outro é visto como um redutor da eficiência da política monetária.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na segunda-feira (16), a pesquisa Focus revelou que a mediana das estimativas para a Selic no fim do ano seguiu em 11,25% aa, mas que subiu de 10,25% para 10,50% aa no encerramento de 2025.

O mesmo relatório mostrou que a projeção suavizada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 12 meses à frente ultrapassou a marca dos 4,00% e que a relação entre déficit primário e PIB seguiu em 0,6% para o fim de 2024 e em 0,75% em dezembro do ano que vem.

As previsões para a alta do juro em setembro chegaram a ser maiores, lambendo, inclusive, aumentos de 0,75 pp, depois que o Copom escreveu em sua ata que tudo estaria em aberto até a reunião desta terça-feira e quarta-feira (18), inclusive uma elevação da taxa.

Com as falas intensas dos diretores e do presidente da instituição, Roberto Campos Neto, as estimativas foram aparadas. Vale ressaltar que, além de se dizer altamente dependente dos dados macroeconômicos recentes para tomar a decisão, a cúpula do BC fez questão de frisar a importância do que apontam os resultados de seus modelos em relação à inflação e à meta.

Decisão de juros com dois presidentes

Além da grande expectativa pela confirmação do início de um novo ciclo de aperto, a reunião que se encerra nesta quarta-feira (18) contará com “dois presidentes” do BC.

Publicidade

Além do oficial, vem ganhando cada vez mais lupa a comunicação feita pelo atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que foi indicado no fim de agosto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o novo comandante do BC a partir de 2025.

  • Veja também: o que o mercado espera de Galípolo, o indicado de Lula, para comandar o Banco Central

Galípolo tomará posse do cargo em janeiro se for aprovado em sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, marcada para 8 de outubro. Nas últimas semanas, o postulante percorreu gabinetes da Casa para se reapresentar aos parlamentares. Ele contou também com a ajuda de Campos Neto. Esta é a primeira vez que ocorre uma transição deste tipo por causa da lei de autonomia operacional do BC, de 2021, e deve entrar em destaque na decisão da Selic.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Comitê de Política Monetária (Copom)
Cotações
15/12/2025 2h51 (delay 15min)
Câmbio
15/12/2025 2h51 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões de crédito para viagens internacionais: compare custos e vantagens de mais de 80 opções

  • 2

    MP do agro promete alívio ao Banco do Brasil; será o início da virada em 2026?

  • 3

    Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) lidera altas e Vivara (VIVA3) sobe com troca de CEO; Cosan (CSAN3) cai 2%

  • 4

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

  • 5

    Réveillon 2026: as festas de Ano Novo mais caras do Brasil; saiba quanto custa entrar no circuito da virada ‘premium’

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de SP?
Imagem principal sobre o Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Logo E-Investidor
Como solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente pelo Meu INSS
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: este foi o estado com mais vencedores da história
Imagem principal sobre o Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil 3561: PRÊMIO DE R$ 1,8 MILHÃO HOJE (12); veja novo horário
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Últimas: Tempo Real
Quem é a BRK Ambiental, candidata a colocar fim à seca de IPOs no Brasil após 4 anos
Tempo Real
Quem é a BRK Ambiental, candidata a colocar fim à seca de IPOs no Brasil após 4 anos

Empresa, que já foi ligada à Odebrecht, informou nesta semana que entrou com pedido na CVM para realizar IPO

12/12/2025 | 20h02 | Por Beatriz Rocha
Motiva (MOTV3) fatura leilão da Fernão Dias, estreia em MG e reforça presença em SP; ações reagem em alta
Tempo Real
Motiva (MOTV3) fatura leilão da Fernão Dias, estreia em MG e reforça presença em SP; ações reagem em alta

Vitória no leilão da BR-381 expande o mapa da companhia e anima o mercado, que vê sinergias e potencial de retorno no projeto

12/12/2025 | 15h40 | Por Elisa Calmon, Mariana Ribas e Cecília Mayrink
Guararapes (GUAR3) muda ticker, adota nome Riachuelo e lidera ganhos no varejo
Tempo Real
Guararapes (GUAR3) muda ticker, adota nome Riachuelo e lidera ganhos no varejo

Alteração do código para RIAA3 marca nova fase estratégica da companhia; mudanças se concretizarão apenas em fevereiro de 2026

12/12/2025 | 15h11 | Por Cecília Mayrink e Amélia Alves
Dólar hoje fecha em leve alta com mercado atento a falas de dirigentes do Fed
Tempo Real
Dólar hoje fecha em leve alta com mercado atento a falas de dirigentes do Fed

Integrantes que discordaram do corte de juros do Fed deram declarações nesta sexta-feira (12)

12/12/2025 | 14h23 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador