Tempo Real

Superintendente da CVM confirma mudança nos Fundos de Investimento Privado

Marco Velloso afirmou que a intenção é que as novidades estejam disponíveis ao mercado no início de 2025

Superintendente da CVM confirma mudança nos Fundos de Investimento Privado
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (Foto: Fábio Motta/ESTADÃO)

O superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marco Velloso, afirmou que a autarquia deve anunciar em breve uma audiência pública para promover modificações nos Fundos de Investimento Privado (FIPs) e que a intenção é que novas regras e produtos estejam disponíveis ao mercado no início de 2025. “O FIP sai pelo menos no começo de 2025, mas nosso esforço máximo é para sair esse ano”, disse durante o “Fala CVM”, evento online da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Segundo ele, haverá modificação do anexo 4 dos FIPs “que o mercado não nacional não conhece”. Velloso disse que haverá surpresas e lembrou que a CVM já se manifestou sobre intenção de abrir o FIP para varejo, que é real, e que será alvo de audiência pública.

Velloso disse que as novidades que devem chegar ao mercado nacional já são bem conhecidas lá fora. “É preciso o mercado se preparar para o que vai vir. Temos observado o mercado exterior, onde há coisas muito interessantes que pretendemos trazer para cá, incluindo um novo produto dentro dos FIPs, que pode ser explodido para outros fundos”, acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo ele, essas novidades devem abrir mercado. “Pessoal de startups gostaria de entrar nos FIPs, será que haverá menos exigência de governança para as investidas? Vem coisa boa” disse ainda.

Velloso afirmou ainda que a agenda é controlada pela Superintendência de Desenvolvimento de Produtos (SDM) da CVM, mas que os estudos estão em andamento e que a audiência pública sai “necessariamente” esse ano.