Últimas notícias

Dólar cai abaixo de R$5,30 com mercado dando sequência a ajuste recente

  • Às 11h08, o dólar à vista caía 0,86%, a 5,2762 reais, depois de cair 0,92%, a 5,2716 reais, na mínima da sessão, atingida por volta de 11h

(Reuters) – O dólar virou e passou a cair ante o real nesta quarta-feira, com fluxo positivo ajudando na continuação de um movimento de realização de lucros que na véspera levou a moeda à maior queda em dois anos e meio.

Às 11h08, o dólar à vista caía 0,86%, a 5,2762 reais, depois de cair 0,92%, a 5,2716 reais, na mínima da sessão, atingida por volta de 11h. Na máxima, alcançada logo no começo do pregão, a cotação ganhou 0,65%, a 5,3556 reais.

A proximidade da abertura dos mercados em Wall Street tende a elevar os volumes negociados no mercado de câmbio e estimular potencial fluxo estrangeiro.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, investidores seguiam reavaliando cenários após a inflação pelo IPCA em 2020 ter ficado no maior nível em quatro anos, reforçando discussão sobre o momento de alta de juros no Brasil –o que poderia aumentar a rentabilidade do real e elevar a atratividade da moeda brasileira.

Pela segunda sessão consecutiva o real era a moeda de melhor desempenho no mundo. Mas outras divisas de risco também se recuperaram das quedas de mais cedo, movimento replicado no mercado doméstico. Peso mexicano, rand sul-africano e lira turca subiam entre 0,1% e 0,4%.

Na terça-feira, a cotação recuou 3,32%, a 5,3208 reais na venda, na maior baixa percentual diária desde 8 de junho de 2018 (-5,59%). A correção veio depois de a moeda saltar na segunda-feira 1,60%, a 5,5033 reais na venda, maior nível desde 5 de novembro (5,5455 reais).

Em 2021 até a última segunda-feira, o dólar acumulou valorização de 6,01%, o que deixou o real com o posto de pior desempenho mundial. Aos preços desta quarta, esse ganho era reduzido para 1,7%.

As atenções seguiam voltadas para a corrida nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado. O MDB definiu que Simone Tebet enfrentará Rodrigo Pacheco (DEM) na disputa pelo Senado.

A XP lembra que Tebet se lançou na disputa pregando “independência com harmonia” em relação ao Planalto e disse que a discussão sobre novo auxílio emergencial deve ser feita “observando os critérios de responsabilidade fiscal, do limite do teto de gastos”.

No campo macro, o setor de serviços do Brasil –que responde pela maior parte da atividade econômica– cresceu em novembro pelo sexto mês consecutivo e a uma taxa acima do esperado.

A Renascença ponderou, contudo, que já para dezembro se esperam resultados mais fracos para o segmento, diante da combinação entre piora da pandemia, atraso no começo da vacinação, queda na confiança dos consumidores e expectativa de deterioração no mercado de trabalho.

Com a queda dos juros a mínimas históricas, o real perdeu apelo para operações de “carry trade” e tem se tornado uma moeda que reflete mais fundamentos. Por isso, alguns analistas dizem que a divisa brasileira só deve fechar o “gap” de excesso de desvalorização ante seus pares quando a economia voltar a crescer de maneira consistente.

Algumas contas apontam que o valor “justo” para o câmbio está em 4,50 reais por dólar. Por essa métrica, o real estaria com excesso de desvalorização da ordem de 15%.

Analistas são unânimes na avaliação de que, no curto prazo, uma retomada consistente da economia só deverá acontecer com o controle da pandemia.

Em conversa com apoiadores ao deixar o Palácio da Alvorada nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que seu governo comprará todas as vacinas contra Covid-19 que forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sinalizando que a CoronaVac, vacina do laboratório chinês Sinovac, poderá ser adquirida apesar de uma eficácia menor que a anunciada anteriormente para o imunizante.