Últimas notícias

Epic Games leva briga com Apple a reguladores antitruste na Europa

  • As empresas estão envolvidas numa disputa desde agosto, quando a Epic Games tentou contornar a taxa de 30% da Apple em algumas compras no aplicativo na loja de aplicativos lançando seu próprio sistema de pagamento

(Reuters) – A Epic Games, criadora do Fortnite, levou sua luta contra a Apple a reguladores antitruste da União Europeia, após não conseguir avançar em um tribunal dos EUA na disputa sobre o sistema de pagamento e controle sobre downloads de aplicativos.

As empresas estão envolvidas numa disputa desde agosto, quando a Epic Games tentou contornar a taxa de 30% da Apple em algumas compras no aplicativo na loja de aplicativos lançando seu próprio sistema de pagamento no aplicativo.

Isso levou a Apple a tirar o Fortnite da app store e ameaçar encerrar uma conta afiliada que teria bloqueado efetivamente a distribuição do Unreal Engine, ferramenta de software usada por centenas de fabricantes de aplicativos para criar jogos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O fundador e presidente-executivo da Epic Games, Tim Sweeney, disse que o controle da Apple sobre sua plataforma desequilibrou o jogo.

“Os 30% que eles cobram como taxa de aplicativos podem torná-los 50%, 90% ou 100%. Eles acham que têm todo o direito de fazer isso”, disse ele a jornalistas.

“A Epic não está pedindo a nenhum tribunal ou regulador para alterar esses 30% para algum outro número, apenas para restaurar a concorrência no IOS”, disse ele, referindo-se ao sistema operacional móvel da Apple.

A empresa também acusou a Apple de barrar rivais de lançarem seu próprio serviço de assinatura de jogos em sua plataforma, impedindo-os de agrupar vários jogos, embora seu próprio serviço, chamado Apple Arcade, faça isso.

A Apple disse que suas regras se aplicam igualmente a todos os desenvolvedores e que a Epic as violou.

Publicidade

“De maneiras que um juiz descreveu como enganosa e clandestina, a Epic habilitou um recurso em seu aplicativo, que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da app store que se aplicam igualmente a todos os desenvolvedores e proteger os clientes”, disse a empresa em comunicado.

A Apple deu pequenos passos nos últimos meses para mudar suas práticas, incluindo taxas mais baixas para alguns desenvolvedores e deu-lhes uma forma de contestar suas decisões, que não satisfizeram os críticos.

O Fortnite deve voltar ao iPhone em algum momento no navegador Safari móvel. A Epic e a Apple realizaram depoimentos antes de um julgamento agendado para maio no processo da Epic aberto no ano passado.

Microsoft, Spotify e Match Group também criticam as taxas e regras da app store da Apple.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos