Últimas notícias

Conselho do G20 planeja propor regras para criptomoedas em outubro

O valor do bitcoin sofreu um tombo de mais de 70% desde novembro do ano passado

Conselho do G20 planeja propor regras para criptomoedas em outubro
Mercado de criptomoedas vive momento de baixa, com vários tokens perdendo exponencialmente seu valor. (Foto: Representação ilustrativa de criptomoedas 29/06/2021 REUTERS/Dado Ruvic)

Por Sergio Caldas – O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, pela sigla em inglês) disse nesta segunda-feira que irá propor “robustas” regras globais para criptomoedas em outubro, após a recente turbulência nos mercados evidenciar a necessidade de regular o setor.

O FSB, órgão internacional formado por representantes do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), vinha até então apenas monitorando os criptoativos, com o argumento de que o setor não impunha riscos sistêmicos.

Agora, o conselho avalia que a turbulência dos últimos meses nos mercados de criptoativos expôs sua “volatilidade, vulnerabilidades estruturais e crescentes ligações com o sistema financeiro mais amplo”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O fracasso de um participante do mercado, além de impor perdas potencialmente grandes a investidores e ameaçar a confiança do mercado oriunda da cristalização de riscos de conduta, também pode transmitir riscos rapidamente para outras partes do ecossistema de criptoativos”, afirma o FSB em comunicado.

O valor do bitcoin, a moeda digital mais negociada, já sofreu um tombo de mais de 70% desde que atingiu a máxima histórica de US$ 69.000 em novembro do ano passado.