Publicidade

Últimas notícias

Hypera bate máxima após acordo de leniência com CGU e AGU

Analistas do JPMorgan afirmaram que o anúncio é positivo e que era muito esperado

Hypera bate máxima após acordo de leniência com CGU e AGU
Nos últimos meses, a companhia tem feito aquisições que ampliaram a sua atuação no mercado farmacêutico (Foto: Hypera Pharma)

As ações da Hypera avançavam cerca de 7% na manhã desta quarta-feira, após a farmacêutica anunciar na noite da véspera que fechou um acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU), o que era longamente aguardado pelo mercado.

O acordo – relacionado a investigações envolvendo “pagamentos irregulares” feitos por ex-executivos – prevê um pagamento de 110 milhões de reais, mas que será integralmente coberto pelo acionista fundador da empresa João Alves de Queiroz Filho. A Hypera também deverá cumprir com um programa de integridade de 18 meses.

Na máxima até o momento, as ações chegaram a 41,60 reais, máxima histórica intradiária. Por volta das 11h01, os papéis tinham elevação de 6,73%, a 41,41 reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Analistas do JPMorgan afirmaram que o anúncio é positivo e que era muito esperado. “No geral, acreditamos que isso deve ser lido de forma positiva pelo mercado e saudamos particularmente a notícia, visto que o foco agora está mudando para as boas tendências operacionais”, afirmaram em relatório a clientes.

Com o acordo, a equipe do banco ressaltou que a companhia resolve uma questão de longo prazo do lado de governança e afasta temores sobre mudanças e impactos acerca de benefícios e incentivos fiscais.

Os analistas destacaram ainda que a multa ficou bem abaixo do que eles estimavam – cerca de 250 milhões de reais.

Para a equipe do Citi, “é importante ressaltar que a multa de leniência será integralmente paga pelo acionista de referência da empresa, sem impacto no caixa da companhia…e não terá implicações nas operações da empresa, e no enquadramento fiscal e regulatório”, escreveram em relatório a clientes.

“Além disso, a empresa reiterou que não se beneficiou dos ‘atos lesivos’ do passado e que suas ações não geraram nenhum dano aos órgãos públicos”, afirmaram os analistas do Citi. Eles estimavam uma multa da ordem de 480 milhões de reais.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>