O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (19), às 10h20, chegando aos 105.443,04 pontos, após queda de 0,68%. O índice se ajusta ao mau humor no exterior e a queda no preço das commodities. No início do dia, os contratos futuros do petróleo operam em baixa de mais de 2%, refletindo as preocupações com a demanda mesmo em um cenário de queda nos estoques dos Estados Unidos.
Leia também
Dessa forma, o mercado nacional tenta focar suas energias no novo arcabouço fiscal na Câmara, que pode dar um fôlego aos ativos. Conheça a visão do mercado financeiro sobre o texto que chegou ao Congresso ontem.
Nos Estados Unidos, o investidor fica atento ao Livro Bege – relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) –, e a apostas majoritárias para um aumento de 25 pontos-base dos juros pelo Fed em maio.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No noticiário corporativo o destaque vai para Vale (VALE3), que teve sua produção de minério de ferro atingindo 66,74 milhões de toneladas no primeiro trimestre do ano, avanço de 5,8% na comparação com igual intervalo de 2022 e recuo de 17,4% em relação ao quarto trimestre do ano passado.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade