Últimas notícias

Ibovespa avança guiado por Petrobras; Mosaico dispara em estreia na B3

Ibovespa avança guiado por Petrobras; Mosaico dispara em estreia na B3
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Às 12:00, o Ibovespa subia 0,72%, a 120.118,97 pontos, acumulando na semana alta de 4,39%. O volume financeiro nesta sexta-feira somava 8,7 bilhões de reais

(Reuters) – O Ibovespa buscava se firmar acima dos 120 mil pontos nesta sexta-feira, confirmando o sinal positivo na primeira semana de fevereiro, em meio a clima favorável a ativos de risco no exterior e com Petrobras entre os principais suportes.

Às 12:00, o Ibovespa subia 0,72%, a 120.118,97 pontos, acumulando na semana alta de 4,39%. O volume financeiro nesta sexta-feira somava 8,7 bilhões de reais.

Declarações do presidente Jair Bolsonaro de que o governo não interfere e não interferirá na Petrobras, endossadas pelo presidente-executivo da companhia, Roberto Castello Branco, traziam alívio no mercado, após ruídos na véspera.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Isso reduz riscos políticos”, afirmou analista Regis Cardoso, do Credit Suisse, em nota a clientes, referindo-se principalmente aos reflexos nos papéis da petrolífera de controle estatal.

No mesmo evento, em que o governo anunciou proposta de mudança na sistemática da tributação dos Estados em combustíveis, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que governo examina a possibilidade de reduzir gradualmente o PIS/Cofins sobre combustíveis.

Ainda no Brasil, agentes financeiros também se preparam para a agenda de balanços da próxima semana, que ganha fôlego com uma bateria de resultados, entre eles BTG Pactual, TIM, Klabin, Suzano, Totvs, Banco do Brasil, Cosan e Lojas Renner.

No exterior, Wall Street abriu com novos recordes para o S&P 500, tendo no radar dados sugerindo estabilização do mercado de trabalho e aprovação no Senado dos EUA de plano orçamentário para avançar pacote de 1,9 trilhão de dólares contra Covid-19.

DESTAQUES

Publicidade

– PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 3,61% e 4%, respectivamente, após Bolsonaro afirmar que seu governo não interferirá na Petrobras e que pretende enviar ao Congresso um projeto de lei para tratar da incidência do ICMS sobre os combustíveis. Na véspera, os papéis da companhia recuram mais de 2% após Bolsonaro prometer anúncio sobre combustíveis nesta sexta-feira. O presidente da companhia endossou a declaração de Bolsonaro nesta manhã e disse que o governo nunca interferiu na política de preços da empresa.

– QUALICORP ON avançava 1,98%, embalada pela notícia de que a Rede D’Or São Luiz ampliou a fatia na companhia para 15,43%. Também no radar estão os reajustes de planos de saúde, que começaram a ser cobrados no mês passado, bem como valores retroativos. REDE D’OR ON desvalorizava-se 1,23%. No setor de saúde do Ibovespa, INTERMÉDICA ON subia 1,23% e HAPVIDA ON tinha elevação de 1,46%.

– BTG PACTUAL UNIT reduzia os ganhos e valorizava-se apenas 0,3%, após renovar recorde intradia a 115,16 reais mais cedo, em alta de 5,2%. O grupo financeiro divulga resultado na próxima semana. Analistas do Goldman Sachs esperam um resultado sólido no quarto trimestre. Entre os bancos do Ibovespa, BRADESCO PN caía 0,5% e ITAÚ UNIBANCO PN tinha declínio de 0,35%.

– VALE ON mostrava acréscimo de 0,85%, embalada pelo clima comprador na bolsa paulista, além de alta dos futuros do minério de ferro com expectativas de melhora na demanda pela matéria-prima do aço após o feriado do Ano Novo Lunar, que começa em 11 de fevereiro. CSN ON subia 1,64%. A precificação do IPO de sua unidade de mineração é esperada para a próxima semana.

– BRASKEM PNA caía 2,09%, em meio a movimentos de realização de lucros, após disparar 22,7% na semana até a véspera. Na segunda-feira, a petroquímica estimou em 10,1 bilhões de reais as provisões totais sobre o fenômeno de afundamento do solo em Maceió que causou a realocação de milhares de famílias na capital alagoana. Na véspera, anunciou que retomou a produção de cloro-soda e dicloretano na fábrica do Pontal da Barra, em Maceió (AL), que estava paralisada desde maio de 2019,

Publicidade

– EDP Brasil cedia 1,01% em sessão de queda de outros papéis do setor elétrico também. Na véspera, o Senado aprovou a medida provisória 998, que visa conter reajustes de tarifas de energia nos próximos anos e prevê retirada gradual de subsídios para usinas de geração renovável como eólicas e solares, além de trazer dispositivos importantes para a usina nuclear de Angra 3, da Eletrobras.

– MOSAICO ON disparava 75,61% em estreia na B3, a 34,77 reais, após a dona dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro precificar IPO na quarta-feira, no topo da faixa indicativa, movimentando 1,2 bilhão de reais. Na máxima, as ações chegaram a 37 reais, alta de quase 87%.

– MOBLY ON saltava 23,1%, a 25,85 reais, também estreando na bolsa paulista, após a plataforma online de vendas de móveis precificar na quarta-feira IPO a 21 reais por papel, em operação que movimentou 933 milhões de reais. Na máxima até o momento, chegou a 28,33 reais.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos