Últimas notícias

Ibovespa fecha em leve alta, com nona valorização semanal seguida

Ações de empresas do setor elétrico foram destaque positivo no dia

Ibovespa fecha em leve alta, com nona valorização semanal seguida
Operador em frente a painel da Bolsa de Valores (Foto: Shutterstock)
  • O índice encerrou o pregão em valorização de 0,04%, aos 118.977,10 pontos

O Ibovespa fechou em leve alta nesta sexta-feira (23), em semana marcada pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). O índice encerrou o pregão em valorização de 0,04%, aos 118.977,10 pontos, variando entre máxima a 119.386,09 pontos e mínima a 118.178,09 pontos.

No dia, a bolsa brasileira oscilou acompanhando os índices acionários dos Estados Unidos, que fecharam em queda em meio a novas preocupações com o futuro dos juros no país, após as sabatinas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no Congresso americano.

O Ibovespa também foi prejudicado pela queda de ações de grande peso, como Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3), em meio à desvalorização de commodities no exterior. Enquanto os papéis ordinários da estatal chegaram a ceder mais de 3%, os preferenciais tombaram acima de 4%. Já as ações da mineradora caíram em torno de 1,5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os destaques positivos na bolsa brasileira, estão as ações do setor elétrico, com a CPFL Energia (CPFE3) figurando entre os maiores ganhos do Ibovespa no dia, com valorização de mais de 6%. Energisa (ENGI11) e Equatorial (EQTL3) também apresentaram um bom desempenho, com altas acima de 4%.

O movimento ocorreu após o Ministério de Minas e Energia (MME) divulgar os requisitos básicos para a renovação antecipada das concessões de 20 distribuidoras de energia que vencem entre 2025 e 2031.

Na última sessão, de quinta-feira (22), o Ibovespa fechou em baixa de 1,23%, aos 118.934,20 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos