Tempo Real

Ibovespa fecha em leve alta com incertezas sobre a questão fiscal

As ações da Petrorecôncavo foram o destaque positivo da sessão, assim como ações de bancos

Ibovespa fecha em leve alta com incertezas sobre a questão fiscal
Ibovespa, o principal índice da B3. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa conseguiu ganhar fôlego nos últimos momentos do pregão, fechando em alta de 0,06% nesta terça-feira (2), aos 124.787,08 pontos, oscilando entre máxima de 125.490,73 e mínima de 124.310,24 pontos. O principal índice da B3 foi pressionado pelo avanço do dólar no dia, além da incerteza ante o ajuste fiscal no Brasil.

As bolsas de Nova York, por sua vez, ajudaram o Ibovespa hoje a manter as altas com um ganho nos índices de Wall Street. O índice Dow Jones encerrou a sessão com valorização de 0,41%, a 39.331,85 pontos; o S&P 500 subiu 0,62%, a 5.509,01 pontos; e o Nasdaq avançou 0,84%, a 18.028,76 pontos. No noticiário externo, investidores avaliaram as afirmações que Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, pode ter sua sentença adiada no julgamento sobre pagamentos ilegais de campanha.

Diante das dúvidas sobre o ajuste fiscal no Brasil, os investidores aguardam a reunião do presidente Lula com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e equipe econômica, que acontecerá nesta quarta-feira (3). Espera-se que sejam apresentadas propostas de equilíbrio das contas públicas.

Além disso, as ações da Vale (VALE3) – empresa de maior peso para o índice da B3 – pesaram para o índice hoje, com queda após a saída de uma conselheira da empresa, anunciada na segunda-feira. A mineradora encerrou a sessão em baixa de x%. Porém, ações de bancos como o Itaú (ITUB4) ajudaram a dar fôlego ao Ibovespa, fechando em alta de 1,30%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Liderando as altas do dia, as ações da Petrorecôncavo (RECV3) avançaram 5,49% na sessão, apesar da baixa do petróleo. Na outra ponta do Ibovespa, os ativos da CVC (CVCB3) recuaram 7,69% penalizados pela alta dos juros e do dólar.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos do Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast