O Ibovespa futuro abriu nesta segunda-feira (11) em queda de 0,56%, chegando aos 127.615 pontos. O recuo do índice se dá com atenções voltadas à reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Petrobras (PETR3; PETR4) e a uma série de indicadores da inflação no Brasil.
Leia também
Após as ações da Petrobras recuarem 10% no pregão da última sexta-feira (8), o presidente Lula deve se reunir nesta segunda-feira com Jean Paul Prates, presidente da petrolífera. Integrantes da equipe econômica do governo defendem que o pagamento de dividendos extraordinários pode ajudar o Ministério da Fazenda no esforço fiscal ligado à meta de déficit zero.
Na quinta-feira (7) da semana passada, a empresa anunciou que não pagaria dividendos extraordinários neste ano, referentes a 2023, frustrando as expectativas de investidores e derrubando o valor dos papéis da principal petrolífera brasileira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços (IGP-M) recuou 0,54% na primeira prévia de março, após cair 0,44% na mesma leitura de fevereiro.
Nas aberturas, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) contraiu 0,87% em março, ante queda de 0,73% em fevereiro. Já o Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC-M) desacelerou de alta de 0,29% para 0,10%, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), por outro lado, acelerou de 0,25% para 0,35%.
A FGV também trouxe o avanço do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) em duas das sete capitais pesquisadas entre o encerramento de fevereiro e a primeira quadrissemana de março. No período, a variação do índice passou de 0,55% para 0,56%. O avanço mais significativo entre as capitais aconteceu em Porto Alegre (0,21% para 0,34%), seguida por Salvador (0,60% para 0,62%).
Nos Estados Unidos, os índices de preços ao consumidor e produtor (CPI e PPI, na sigla em inglês) são esperados por analistas e investidores ainda nesta segunda. Na terça-feira (12), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será divulgado no Brasil e será acompanhado.
Publicidade
*Com informações do Broadcast