O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (20) em alta de 0,20%, chegando aos 119.055 pontos. O avanço se dá em compasso de espera pelos anúncios dos bancos centrais de Estados Unidos e Brasil sobre os rumos de suas respectivas políticas monetárias.
Após a divulgação dos Fed Funds (como é chamada a taxa de juros dos EUA), que devem permanecer no nível de 5,25% e 5,50% ao ano, há expectativa pelas palavras de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense).
Já no Brasil, a projeção é unânime de corte de 50 pontos-base na taxa básica de juros, a Selic, dos atuais 13,25% para 12,75%, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), com grande expectativa em torno do comunicado.
Nesta manhã, a Fundação Getúlio Vargas informou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 0,34% na segunda prévia de setembro, após cair 0,06% na mesma leitura de agosto.
Os preços ao produtor agropecuário recuaram 2,16% na segunda prévia do IGP-M de setembro, ante alta de 0,12% na mesma leitura de agosto. Nos preços industriais, em contrapartida, houve alta de 1,34% nesta leitura.