Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa futuro sobe atento à inflação semanal e reagindo ao Fed

Autoridade monetária dos EUA manteve a taxa de juros no patamar mais alto desde 2001

Ibovespa futuro sobe atento à inflação semanal e reagindo ao Fed
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (2) em alta de 0,66%, chegando aos 128.150 pontos. O avanço do índice se dá com atenções voltadas aos números da inflação semanal no Brasil e repercutindo a decisão sobre juros, tomada pelo Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) na última quarta-feira (1º).

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve alta de 0,42% ao final de abril, após encerrar março com avanço de 0,10%. Na terceira quadrissemana de abril, a alta foi de 0,32%. Com o resultado, o índice acumula alta de 2,84% em 12 meses.

A FGV também trouxe o avanço de 0,6 ponto do Índice de Confiança Empresarial (ICE) em abril, na comparação com o mês anterior. O indicador chegou aos 95,8 pontos, maior valor desde outubro de 2022. Em médias móveis trimestrais, o ICE teve ligeira alta de 0,1 ponto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) foi unânime em manter as taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas, no patamar de 5,25% a 5,50% ao ano, pela sexta vez consecutiva. Este é o maior nível para os juros nos EUA desde 2001.

O colegiado entende que a inflação no país não está dando mostras de recuo à meta estabelecida em 2%. Para Jerome Powell, presidente do Fed, “a inflação ainda está muito alta”. No entanto, a autoridade rechaça elevar a taxa de juros dos EUA. Com a decisão de ontem, o mercado vê o início dos cortes em setembro como cenário mais provável.

*Com informações do Broadcast

Web Stories

Ver tudo
<
>