O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (13) em alta de 0,17%, chegando aos 121.850 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas aos dados do varejo no âmbito nacional e ainda sob a repercussão da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) de ontem, que manteve inalterada a taxa de juros nos Estados Unidos.
Leia também
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que as vendas do comércio varejista registraram avançaram 0,9% entre os meses de março e abril. Na comparação entre abril do ano passado e deste ano, a alta foi de 2,2%. Com esse resultado, as vendas do varejo restrito sobem 4,9% em 2024 e acumulam avanço de 2,7% em 12 meses. Em março de 2024, o acumulado de 12 meses era de 2,5%.
Olhando para fora, a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), de manter pela sétima vez seguida a taxa de juros dos EUA no patamar de 5,25% a 5,5% ao ano, ainda repercute mundo afora. O desfecho já era previsto por analistas de mercado e investidores, mesmo com o resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) abaixo do esperado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O CPI, uma das medidas da inflação nos EUA, ficou estável em maio ante abril, em 3,3%, segundo dados do Departamento do Trabalho. A mediana das previsões era de alta de 0,1%, a 3,4% no mês. O país norte-americano apresenta um cenário inflacionário persistente nos últimos anos, razão pela qual o Fed reluta em dar início a um afrouxamento nas taxas de juros.
*Com informações do Broadcast